Melhor projeto do Geração Atitude 2019 será anunciado nesta terça-feira (19) Alunos vindos de todas as regiões do estado defenderão suas propostas na tribuna durante o miniparlamento.

18/11/2019 11h16 | por Kharina Guimarães
Em 2018, a final do Geração Atitude teve a surpresa de definir dois projetos vencedores, que falavam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.

Em 2018, a final do Geração Atitude teve a surpresa de definir dois projetos vencedores, que falavam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Em 2018, a final do Geração Atitude teve a surpresa de definir dois projetos vencedores, que falavam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.

O aluno que desenvolveu o melhor projeto da 5ª edição do Geração Atitude será conhecido nesta terça-feira (19), a partir das 14h30, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. No total, foram cadastradas 262 propostas desenvolvidas por estudantes da rede estadual de ensino. Apenas 31 propostas foram selecionadas para a fase final, a Caravana da Cidadania, que acontece em Curitiba até o fim da semana. Na disputa estão projetos voltados para as áreas de educação, sustentabilidade, inclusão e acessibilidade, saúde e segurança no ambiente escolar, que serão defendidos na tribuna pelos próprios alunos no miniparlamento, a partir das 9 horas, de terça-feira.

O Geração Atitude estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público. O programa começa ainda em sala de aula com o apoio dos professores que passam a inserir os temas na rotina de estudos dos alunos com o apoio do Guia do Cidadão. Na sequência, os alunos têm a oportunidade de apresentarem propostas que possam contribuir para um Paraná cada vez melhor. Os melhores projetos avançam para a etapa final, a Caravana da Cidadania, e disputam o primeiro lugar.

“O Geração Atitude veio justamente para provocar e estimular os nossos jovens estudantes, valorizando o debate democrático de ideias, o exercício cotidiano da cidadania, a participação política, o engajamento dentro das comunidades – começando pela comunidade escolar. E a Caravana da Cidadania é justamente o coroamento deste processo, cultivado ao longo de todo ano”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Para nós é fundamental que possamos cada vez mais aproximar a Assembleia Legislativa como instituição da população”, complementou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia.

Projetos vencedores – Dois dos projetos vencedores do Geração Atitude já se transformaram em leis estaduais. Na edição de 2015, a proposta vencedora foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.

Em 2017, o jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar. O texto se transformou na Lei Estadual 19.678, do dia 27 de setembro de 2018.

A programação inclui ainda a participação na reunião da Comissão de Constituição e Justiça e na sessão plenária e ainda visitas ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ao Palácio Iguaçu, ao Ministério Público do Paraná, ao Museu Oescar Niemayer (MON) e aos principais pontos turísticos de Curitiba.

O programa é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná.

Mais informações sobre o Geração Atitude no link a seguir: http://www.assembleia.pr.leg.br/geracaoatitude

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação