Mesa Executiva emite nota de pesar pelo falecimento de Claudio Petrycoski Empresário do sudoeste do Paraná, Petrycoski era cidadão benemérito do Estado e reconhecido em todo País.

24/11/2022 12h14 | por Rafael Guareski
Em 2018, a Assembleia Legislativa homenageou Petrycoski com o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

Em 2018, a Assembleia Legislativa homenageou Petrycoski com o título de Cidadão Benemérito do Paraná.Créditos: Reprodução Youtube

Em 2018, a Assembleia Legislativa homenageou Petrycoski com o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

A Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná, em nome dos deputados estaduais, emitiu nota de pesar pelo falecimento do empresário Claudio Petrycoski, 73 anos, ocorrido em Salvador, na Bahia na noite de ontem (23). Empresário renomado do sudoeste paranaense, Petrycoski era filho de Theóphilo e Maria Luisa Petrycoski, e deixa cinco filhos e 12 netos.

“Foi um homem que tinha um coração generoso, fazia um trabalho social extraordinário, fantástico, reconhecido em todo Estado e em todo Brasil, Fica em nome do Poder Legislativo do Paraná, nossas condolências a toda família”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD).

Em 2018, a Assembleia Legislativa homenageou Petrycoski com o título de Cidadão Benemérito do Paraná em forma de reconhecimento ao espírito empreendedor e sua importante atuação a favor do desenvolvimento da região Sudoeste e do Paraná.

Ele foi pioneiro no transporte gratuito de funcionários e grande promotor do desenvolvimento intelectual de seus colaboradores, com cursos de ensino básico, médio e pós-médio na própria estrutura. Além disso, foi o principal patrocinador de iniciativas dos institutos Theóphilo Petrycoski e Prosdócimo Guerra, que mantém as oficinas de música, desenho, práticas de tchoukball, aulas de Esperanto, inclusive uma orquestra de cordas que realiza apresentações em diversos pontos da região.

Trajetória
Cláudio Petrycoski nasceu em Pato Branco e, desde criança, ajudou a família na viabilização da produção semi-artesanal de fogões a lenha. Em 1985, passou a presidir a indústria da família, então com 36 anos de atividades, buscando novas perspectivas e a ampliação da participação no mercado, contratando, para isso, profissionais com experiência no ramo em outras indústrias do setor.

Dois anos após assumir o comando da empresa, deu início à produção de fogões a gás, marcando nova fase para a empresa com a montagem de 50 unidades/dia. Em 1993, a Indústria de Fogões Petrycoski já fabricava 250 fogões a gás por dia, e 90 a lenha. Foi na década de 1990 que a empresa ganhou a denominação atual, Atlas Eletrodomésticos.

Seu grupo empresarial sempre investiu e se envolveu no desenvolvimento do Sudoeste paranaense, em causas ligadas aos anseios coletivos da comunidade, principalmente nas áreas de cultura e esporte.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação