No Café com Política, a vida pública no sangue de Cristina Silvestri A deputada guarapuavana explica na atração da TV Assembleia como estar rodeada por políticos desde a infância influenciou suas escolhas de vida.

23/08/2019 15h00 | por Trajano Budola
Deputada Cristina Silvestri é a entrevista desta segunda-feira (26) do programa Café com Política da TV Assembleia.

Deputada Cristina Silvestri é a entrevista desta segunda-feira (26) do programa Café com Política da TV Assembleia.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Deputada Cristina Silvestri é a entrevista desta segunda-feira (26) do programa Café com Política da TV Assembleia.

A guarapuavana Isabel Cristina Rauen Silvestri nem tentou fugir da vida pública. Neta de políticos de destaque no cenário paranaense, assumiu o gosto pelos palanques e tribunas depois de firmar uma bem sucedida carreira como pecuarista e hoje ocupa uma das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa. “Minha mãe é de uma família de políticos, dos lados materno e paterno. Foram prefeitos de Guarapuava, deputado estadual, vice-governador e também governador”, explica a deputada Cristina Silvestri em entrevista ao jornalista Bruno José para o programa Café com Política, atração da TV Assembleia, que vai ao ar nesta segunda-feira (26) logo após a sessão plenária que tem início às 14h30.

Rodeada por políticos desde sempre, Cristina é mãe do atual prefeito de Guarapuava, César Silvestre Filho e foi casada com o ex-secretário chefe da Casa Civil, Cézar Silvestri, falecido em 2018. A trajetória do filho frente ao município no qual a deputada nasceu enche de orgulho o coração materno. “Se revelou um excelente gestor e está fazendo uma gestão muito boa. É uma cabeça jovem, aos 37 anos e em seu segundo mandato”, conta a mãe coruja. “É muito gratificante participar destas conquistas, estar junto batalhando e buscando recursos que possam ser aplicados em Guarapuava”, diz.

Cristina Silvestri fala ainda da fazenda na região central do Paraná, onde tenta em meio a correria de eventos públicos, passar algum tempo durante a semana. “Sou agropecuarista, venho de uma família de agricultores e minha infância foi na fazenda, andando a cavalo”, explica a parlamentar que é ainda procuradora da Mulher no Poder Legislativo do Paraná e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Indagada sobre como mudar a realidade da baixa participação das mulheres na política, Cristina é enfática: “Com a participação de mais mulheres. Somos mais de 50% da população e representamos menos de 10%. É um espaço muito machista”, declara.

O programa - O Café com Política é um bate papo informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e com ênfase nas experiências que os levaram ao parlamento. Cotidiano, rotina de eventos, as viagens para atender as bases eleitorais e o dia a dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal. O programa também pode ser assistido no canal do Youtube da TV Assembleia: https://bit.ly/2IS2oGL.

Toda a programação da TV Assembleia pode ser também acompanhada pelo YouTube em um link direto acessado no site Assembleia Legislativa. O endereço é www.assembleia.pr.leg.br. Lá estão as listas com todos os programas que já foram ao ar e o que foi transmitido ao vivo para consulta da população, inclusive o Parlamentês, um guia para se entender a linguagem usada no Legislativo. As inserções, que também fazem parte da grade da TV Assembleia, explicam de forma simples as expressões e termos usados corriqueiramente pelos deputados.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação