O ano de consolidação da Escola do Legislativo da Assembleia Mais de 6 mil pessoas se inscreveram em eventos das mais variadas áreas, como processo legislativo, comunicação social e digital, semana do trânsito, educação financeira, liderança e proteção à mulher.

06/01/2020 10h00 | por Vanderson Luiz
Mais de 6 mil pessoas se inscreveram em eventos das mais variadas áreas. Destaque para o Parlamento Universitário que teve recorde de inscritos.

Mais de 6 mil pessoas se inscreveram em eventos das mais variadas áreas. Destaque para o Parlamento Universitário que teve recorde de inscritos.Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Mais de 6 mil pessoas se inscreveram em eventos das mais variadas áreas. Destaque para o Parlamento Universitário que teve recorde de inscritos.

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná encerra 2019 com motivos de sobra para comemorar. Foi aquele ano de trabalho intenso e resultados expressivos, que a consolidaram como uma importante ferramenta de preparação e atualização dos servidores da Assembleia e de aproximação da população com a Casa de Leis.

“Sem dúvida foi um ano marcante, com números que chamaram a atenção. Mas o mais importante é que a Escola do Legislativo se consolidou, tornou-se uma parte importante da Assembleia Legislativa e isso nos motiva a crescer ainda mais para contribuir com o aprimoramento dos nossos servidores e também mostrar, com muita transparência, o funcionamento do Legislativo para toda a população”, comemorou o diretor Legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

O diretor lembra que em 2019, com a troca de legislatura, a Assembleia recebeu novos deputados e assessores, e que a Escola do Legislativo teve um papel fundamental na preparação para que pudessem desempenhar da melhor maneira as suas funções. “A Escola deu as boas vindas, com cursos sobre os processos legislativo e administrativo. E isso refletiu no trabalho de todos os gabinetes, tanto que temos um dos anos mais produtivos da história da Assembleia em termos de produções legislativas”.

Resumindo em números, nos 37 eventos organizados ou com participação da Escola do Legislativo, foram recebidas 6.277 inscrições. “E tudo isso com custo praticamente zero aos cofres públicos”, lembrou Dylliardi.

A diversificação das atividades também é outro ponto de destaque. Foram cursos e palestras das mais variadas áreas, com funcionamento e organização da Assembleia, processo legislativo, comunicação social e digital, semana do trânsito, educação financeira, liderança, proteção à mulher e tantos outros.

“Importante ressaltar a Semana Acadêmica, com a apresentação de trabalhos de pesquisas acadêmicas que chamaram a atenção de deputados para assuntos importantes e se tornaram temas de debates aqui na Assembleia Legislativa. E essa é uma contribuição da Escola do Legislativo que queremos impulsionar nos próximos anos, dando elementos aos nossos deputados para formulação de políticas públicas em benefício da população, aproveitando os excelentes trabalhos desenvolvidos pelas universidades paranaenses”.

Parlamento Universitário - O ponto de destaque da Escola do Legislativo no ano foi o Parlamento Universitário, que trouxe para os bastidores da Assembleia Legislativa 1.419 acadêmicos de 12 instituições de ensino superior do Estado. “Os acadêmicos fizeram uma imersão no mundo legislativo desde o momento que se inscreveram no projeto, porque tiveram treinamento e foram incentivados a estudar o processo legislativo, regimento interno, desnudar um pouco mais sobre o trabalho dos deputados. Já os 54 titulares e quase 30 suplentes aprovados puderam desfrutar de uma experiência que levarão para a vida toda”, afirmou o diretor.

E os acadêmicos não decepcionaram. Apresentaram quase 80 projetos de lei e proporcionaram debates de alto nível. “Nossa proposta com o Parlamento Universitário é que eles conheçam como funciona a Assembleia Legislativa e como é o trabalho de um deputado estadual. Além disso, que despertem para a política, que participem do processo”.

A proposta ultrapassou as fronteiras do Paraná. Muitas Assembleias Legislativas buscaram informações sobre o projeto para encampar a ideia. Tanto que em 2017 o Parlamento Universitário foi escolhido o melhor do país pela Associação das Escolas dos Legislativos e de Tribunais de Contas (Abel) e neste ano ficou na segunda colocação no Prêmio Assembleia Cidadã da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale).

“Esse reconhecimento é motivo de orgulho para nós, o que nos motiva a crescer. Neste ano inserimos as universidades do interior do Estado. Participaram instituições de Cascavel, Londrina e Ponta Grossa, além de nove de Curitiba. Para o próximo ano vamos ampliar a participação, estar em mais cidades, levar até eles a Assembleia Legislativa com treinamento e conhecimento e depois trazer para que vivam o dia a dia de um deputado, além de realizar cursos e palestras sempre com a participação do cidadão”, concluiu o diretor legislativo.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação