Projeto que Concede Título de Cidadania Honorária Para Maristela é Aprovado Em Redação Final

06/12/2010 16h40 | por Sandra Cantarim Pacheco
A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (6) a redação final do Projeto de Lei n.º 136/10, de autoria do deputado Antônio Anibelli (PMDB), que concede título de Cidadã Honorária do Paraná à ex-primeira-dama Maristela Quarenghi de Mello e Silva. A proposição segue agora para sanção ou veto do governador Orlando Pessuti. Catarinense de Joaçaba, Maristela é mulher do ex-governador Roberto Requião (PMDB) e formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na primeira turma de Jornalismo da instituição. De 1985 a 1989, quando Requião foi prefeito de Curitiba, Maristela presidiu o Provopar municipal, criando a Assoma, programa destinado a reintegração social de meninos de rua e de menores em situação de risco. No período de 1991 a 1994, com Requião eleito governador, comandou o Programa Estadual do Voluntariado Paranaense (Provopar), dando continuidade ao trabalho iniciado no âmbito na prefeitura da capital.De acordo com a justificativa do Governo, quando o marido retornou ao Palácio Iguaçu, em 2003, Maristela assumiu a presidência do Museu Oscar Niemeyer, desenvolvendo aí um trabalho que consolidou o espaço, por meio de obras físicas e através de uma programação consistente, possibilitando mostras de artistas reconhecidos na história da arte internacional, latino-americana, nacional, com incentivo para a produção paranaense.Em 2008 assumiu o posto de secretária especial para Assuntos do Museu, mantendo a mesma política cultural, além de incentivar a exibição, conservação e o restauro de obras do acervo, com a implantação de um moderno Núcleo de Restauro e uma bem equipada Reserva Técnica. O acervo, constituído por mais de 2 mil obras, no período teve incorporados outros 280 novos trabalhos. A ação educativa é outra vertente de atuação do Museu. Garante a entrada franqueada de 70% do público total, estimado em 190 mil pessoas por ano. De terça a sexta-feira, cerca de 400 alunos são recebidos diariamente no Museu, orientados por monitores em visitas guiadas e na aplicação de oficinas, sempre relativas às exposições em cartaz.