Projeto de resolução da CPI da JMK deverá ser votado na segunda-feira (13)

08/04/2020 16h22 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Mais de 200 mil paginas foram analisadas pelos deputados que integraram a CPI da JMK.

Mais de 200 mil paginas foram analisadas pelos deputados que integraram a CPI da JMK.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Mais de 200 mil paginas foram analisadas pelos deputados que integraram a CPI da JMK.

O projeto de reoluçao 1/2020 que trata di relatório final da CPI que apurou possíveis irregularidades no contrato de manutenção da frota de veículos do Poder Executivo deverá ser votado pelos deputados estaduais na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (13).

O pedido para que o documento fosse colocado em votação foi realizado, durante a sessão desta quarta-feira (08), pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

A CPI da JMK foi instalada em junho de 2019, para apurar irregularidades na licitação e execução do contrato para gestão da manutenção da frota do Estado entre janeiro de 2015 e maio de 2019. Em seis meses de trabalho, a Comissão realizou 46 oitivas, aprovou 33 quebras de sigilos e expediu 202 ofícios, que resultaram em mais de 200 mil páginas de documentos coletados.

A JMK era responsável pela manutenção dos veículos oficiais do Estado. De acordo com investigações, funcionários da empresa teriam estabelecido uma sistemática que envolvia a falsificação e adulteração de orçamentos de oficinas mecânicas. Desse modo, elevavam o valor do serviço prestado, provocando superfaturamentos que chegam à 250%. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 125 milhões.

No dia 11 de dezembro de 2019 foi apresentado em plenário os documentos constantes da investigação e suas respectivas conclusões. O relatório final apresentado pelo relator, deputado Delegado Jacovós (PL), fruto das ações do colegiado composto por 11 parlamentares, pede o indiciamento de agentes públicos e de pessoas ligadas à empresa que fazia a gestão da frota de veículos do Estado. A CPI da JMK resultou em mais de 200 mil páginas de documentos e com 46 pessoas ouvidas pela Comissão.     

Os deputados que integraram a CPI aprovaram, por unanimidade, o relatório apresentado pelo deputado Delegado Jacovós (PL) em reunião realizada pela CPI da JMK em dezembro.

Participaram da CPI da JMK,  além do deputado Luiz Fernando Guerra e do Delegado Jacovós, o presidente deputado Soldado Fruet (PROS), e os deputados Tião Medeiros (PTB), Alexandre Amaro (Republicanos), Michele Caputo (PSDB), Delegado Recalcatti (PSD), Jonas Guimarâes (PSB), Mabel Canto (PSC), Mauro Moraes (PSD), Paulo Litro (PSDB) e Delegado Fernando Martins (PSL).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação