Sessão solene marca o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira Evento proposto pelo deputado Subtenente Everton (PSL) será realizado no dia 21 na Assembleia Legislativa do Paraná às 18 horas.

18/10/2019 10h42 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Evento proposto pelo deputado Subtenente Everton (PSL) será realizado no dia 21 na Assembleia Legislativa do Paraná às 18 horas em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Evento proposto pelo deputado Subtenente Everton (PSL) será realizado no dia 21 na Assembleia Legislativa do Paraná às 18 horas em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea BrasileiraCréditos: FAB

Evento proposto pelo deputado Subtenente Everton (PSL) será realizado no dia 21 na Assembleia Legislativa do Paraná às 18 horas em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

O Brasil comemora em outubro a Semana da Asa, e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizará no dia 21, às 18h, uma sessão solene proposta pelo deputado Subtenente Everton (PSL), em alusão ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em 23 de outubro. “É a vez de homenagear aqueles que têm nas asas a sua rotina e são responsáveis por garantir a soberania do espaço aéreo, a defesa e a cidadania no seu dia a dia”, lembra o parlamentar. Os aviadores possuem o lema “Asas que Protegem o País”, mas Controlar, Defender e Integrar também são virtudes desses desbravadores. 

O Dia do Aviador no Brasil foi decretado pela Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, em homenagem ao primeiro voo realizado na história pelo brasileiro Santos Dumont e seu 14-bis, o primeiro homem a voar por meios próprios, pelo primeiro objeto mais pesado a decolar.

Outras datas importantes no mês da Asa são o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo (20) e o Dia da Engenharia Aeronáutica (28). Essas comemorações tão expressivas para o universo aeronáutico são fundamentais para homenagear os amantes desse universo aéreo. Aviadores que atuam em todos os 22 milhões de quilômetros quadrados do território nacional, distribuídos em Aviações de Caça, Transporte, Patrulha, Busca e Salvamento, Reconhecimento e Asas Rotativas. 

Inovação aérea - A Força Aérea Brasileira vive um momento de grande evolução tecnológica. Em 4 de setembro concretizou-se um projeto que teve início em 2013: a entrega da primeira aeronave multimissão KC-390 que será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1ºGTT) e a apresentação do F-39 Gripen, colocando o Brasil em posição de parceria em alta tecnologia à Base Industrial de Defesa (BID). 

Espera-se pela presença do Cel. Aviador do Cindacta, Marcos Kentaro Adachi, comandante do Cindacta II - Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o comandante da 5ª Divisão de Exército (5ªDE), General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, o comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, além de autoridades do poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação