Violência obstétrica será tema do Grande Expediente da Assembleia Semana também será marcada por homenagens às atletas que conquistaram o Campeonato Mundial e Futsal de Surdo e a entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná para Jair Alfredo Pereira, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.

22/11/2019 14h38 | por Thais Faccio
Deputada Mabel Canto (PSC) autora do projeto de lei 161/2019 que será tema do Grande Expediente da sessão plenária de segunda-feira (25).

Deputada Mabel Canto (PSC) autora do projeto de lei 161/2019 que será tema do Grande Expediente da sessão plenária de segunda-feira (25).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Deputada Mabel Canto (PSC) autora do projeto de lei 161/2019 que será tema do Grande Expediente da sessão plenária de segunda-feira (25).

O Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (25) será ocupado pelo presidente do Centro Fetal Batel, médico José Jacyr Leal Junior, que falará sobre violência obstétrica e os direitos da gestante e parturiente à escolha do tipo de parto. Por proposição da deputada Mabel Canto (PSC), o médico falará sobre o projeto de lei 161/2019, de autoria da deputada, e que altera a Lei 19.701/2018 que trata da implantação de medidas de informações e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica.

“O projeto visa incentivar o parto normal, diminuir o número de cesáreas e divulgar informações sobre políticas de esclarecimentos às mães. Além disso, assegura à mãe o poder de escolha da modalidade de parto a fim de assegurar uma experiência agradável, confortável, tranquila e segura à mãe e ao bebê”, disse a deputada.

Futsal - Ainda durante o Grande Expediente de segunda-feira, acontece uma homenagem às atletas Laelen Cassia Machado Brizola, Vanessa Wons, Vanderléia Gonçalves Barbosa e Josiane Maria Poleski que conquistaram, no início de novembro, na Suíça, o Campeonato Mundial de Futsal de Surdos. “Elas são vitoriosas, enfrentaram muitas dificuldades como vaquinha online, rifas, promoções e jantares para conseguir custear as despesas da viagem e se superam. A homenagem é mais de justa”, disse o autor da homenagem, deputado Marcio Pacheco (PDT).

A Seleção Brasileira conquistou o título inédito vencendo todos os confrontos na competição e duas cascavelenses integraram a equipe: a goleira Vanessa e a artilheira Laelen, que marcou 14 gols na disputa.

Fundeb – Também na segunda-feira, no horário do Grande Expediente, está prevista a fala do senador Flávio Arns (REDE-PR) que falará sobre as propostas em tramitação no Congresso Nacional para tornar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente. Pela manhã acontecerá um Seminário, no Plenário da Assembleia, para tratar do tema (leia mais).

Título de Cidadania - Já no Plenário da Assembleia, às 18h30, acontece sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário do Paraná para Jair Alfredo Pereira, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e presidente de honra da Federação Nacional dos Clubes (Fenaclubes).

Nascido em Florianópolis, ele sempre lutou pela formação de atletas nos clubes brasileiros e através do Comitê já beneficiou mais de 120 mil pessoas, estimulando projetos olímpicos e paraolímpicos nas agremiações esportivas de diversos estados e modalidades. Ele também fundou o Sindicado Patronal dos Clubes Sociais e Esportivos do Paraná (Sindiclubes/PR) e presidiu o Clube Urca.

A honraria foi proposta pelo deputado Michele Caputo (PSDB). “A homenagem valoriza um cidadão que teve sua vida dedicada ao esporte, cultura e lazer. Sempre acompanhei seu trabalho à frente de clubes e associações, valorizando o esporte, independente da modalidade. É uma honra conceder esse título a este catarinense que adotou o Paraná como sua casa”, afirmou Caputo.

Itaipu – Na quarta-feira (27) o Grande Expediente da sessão plenária será utilizado pelo general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, que falará sobre os investimentos da binacional no Paraná. Pela manhã, o general participa do Seminário “Água – Defesa do Brasil e do Paraná”, quando ministrará uma palestra com o tema: “Economia do Oeste do Paraná”. (leia mais).

Fisioterapias – Também na quarta-feira, às 19 horas, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), uma sessão solene será realizada para comemorar o Cinquentenário da regulamentação das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, completado em 13 de outubro.

Direito previdenciário – Promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia, na quinta-feira (28) a partir das 9h30 acontece uma palestra com o tema: "As novas tendências do Direito Previdenciário". O evento será comandado por Érico Santos, advogado pela Universidade de São Paulo, atualmente é juiz federal substituto - Justiça Federal de 1º Grau no Paraná, atuando em Vara de Juizado Especial Federal previdenciário; e Antonio Bazilio Floriani, doutorando e mestre em direito econômico pela PUC-PR, e é membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PR.

As inscrições podem ser realizadas através do link: https://bit.ly/2D61ClF

Artes marciais – Também na quinta-feira, a partir das 19 horas, acontece uma sessão solene, proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) em homenagem aos mestres das artes marciais do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação