PT
  • (41) 3350-4313
Arilson Maroldi Chiorato
www.arilsonchiorato.com.br

Nascido na pequena Ourizona, onde os pais dona Lourdes e Laerte moram até hoje, aprendeu cedo a importância de estudar. Ao lado da irmã Aryanni e dos amigos, aproveitou o melhor da infância no interior.

Há seis anos, Apucarana, também no interior do Paraná, é o endereço do parlamentar, que foi eleito com mais de 76 mil votos, ficando entre os dez mais votados do Paraná.

Na Cidade Alta, o deputado Arilson divide seu dia a dia com a esposa, a professora Jane Reis, e com os filhos Benício e Heitor. É em Apucarana também o seu escritório regional, onde faz questão de atender eleitores e lideranças. Esse diálogo o conecta com as necessidades de pessoas de diferentes segmentos da sociedade.


Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, o deputado Arilson coordenou a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, e promoveu um amplo debate sobre o tema. Foram mais de 20 audiências públicas em diferentes regiões do Paraná e, mais recentemente, tem discutido o assunto com o Governo Federal.


Neste período fez a defesa de pautas importantes e propôs vários projetos de lei, obtendo êxito em diversas proposituras, como a PEC do Espanhol, que insere o ensino da língua espanhola na rede pública de ensino. Outro a lei aprovada foi a 20.167/2020, que garantiu água e luz na pandemia a todos.


Arilson Chiorato se define como um defensor nato dos direitos dos menos favorecidos e da educação pública de qualidade. “Não é só uma bandeira, tem a ver com a minha história, do tempo de menino que jogava bola descalço na rua enquanto sonhava com melhores oportunidades, as quais conquistei através da educação pública”.

Formação acadêmica

Após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Benoil Francisco Marques Boska, decidiu estudar em Maringá, assim como tantos colegas. Prestou vestibular em 1996 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde quatro anos depois se formou em Administração. Em 2004, fez especialização em Gestão Pública Municipal também na UEM. De 2011 a 2013, se dedicou ao curso de Mestrado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).


Atuação profissional

A vida profissional começou como concursado da Prefeitura de Ourizona, onde exerceu a função de Diretor de Finanças. Logo depois, passou a prestar serviço como consultor tributário, atendendo prefeituras do Paraná e também de outros estados.

Em 2007 foi convidado a ser chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento, quando trabalhou pelo desenvolvimento econômico e social de várias regiões, sobretudo na Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI) e na Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP).

Na sequência, Arilson trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná. Depois o seu endereço de trabalho foi o Senado Federal, em Brasília, onde se empenhou na busca por recursos para os municípios de todas as regiões do Paraná, como assessor parlamentar.

Essa experiência possibilitou conhecer mais a fundo os municípios paranaenses, o que contribuiu para um mandato atuante e solidário.



Comissões (membro titular)

Comissão de Constituição e Justiça
Presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais
Comissão de Orçamento
Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação
Comissão de Saúde Pública
Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência


Frentes Parlamentares

Coordenador da Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas 
Membro da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar (coord. Dep. Luciana)
Membro da Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental (coord. Dep. Ana Júlia)
Membro da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária (coord. Dep. Lemos)

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação