Nascido no dia 15 de março de 1965 em Curitiba-PR, Washigton Lee Abe é descendente de Samurai e graduado em Artes Marciais (Aikido, Judô e Taekwondo). Filho do Coronel PM Keiji Abe (In memorian) e de Tomoko Abe (In memorian). Casou-se com Vânia Rodrigues de Matos Abe e tem 3 filhos.

Ingressou na Polícia Militar do Paraná no ano de 1985 e após 35 anos de história dentro da corporação, tornou-se veterano em 2018 no posto de Coronel, mesmo ano em que foi eleito deputado estadual com quase 60 mil votos, tendo votação em 348 das 399 cidades do Paraná.

Seu último Comando foi no 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar)  - toda a região de fronteira da Região Oeste e Sudoeste do Estado com sede na cidade de Cascavel, onde reside desde então. Entre suas ações mais marcantes dentro da PM, em defesa da Segurança Pública, estão as reintegrações de posse de terra, sobretudo nas cidades de Quedas do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, Mangueirinha, Tijucas do Sul, Piraquara, Francisco Beltrão, entre várias outras. Em Cascavel, no ano de 2017, comandou pessoalmente a ação em Cascavel que debelou a maior invasão urbana do Estado até então, que perdurava por mais de duas décadas.

Em boa parte de sua trajetória esteve no posto de comando. Comandou também o 17° Batalhão de Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Guarda-BPGD e foi Comandante do Batalhão de Operações Especiais-BOPE. Tem em seu currículo atuações no comando em grandes rebeliões no Estado, como por exemplo, Penitenciária Industrial de Guarapuava, Penitenciária Central do Estado, Centro de Triagem II, Casas de Custódia, Cadeias Públicas,  Penitenciária Estadual de Cascavel, entre várias outras, sempre encerrando com a retomadas dos estabelecimentos penais e entregues ao Departamento Penitenciário após debeladas as rebeliões e restabelecimento da ordem.

Em sua trajetória política iniciada em 2018, sem nunca antes ter almejado nenhum cargo nesse sentido, é reconhecido pela luta constante pelas Forças de Segurança. Tem um mandato norteado por pautas de direita, conservadoras, tendo em Deus a sua justiça e na família como pilares da sociedade. Para o deputado Coronel Lee, seus valores são inegociáveis e sua presença na Assembleia Legislativa é atribuída ao "Comandante Supremo de todos os Exércitos" e a sua missão será "cumprida até o fim e enquanto perdurar Sua ordem".

FORMAÇÃO
- Curso de Formação de Oficiais;
- Curso de Instrutor de Motociclismo;
- Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais;
- Curso de Especialização em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação;
- Curso de Atualização Profissional de Técnicas em Administração de Crise  (Categoria Negociador);
- Curso de Especialização em Administração Policial (Mestrado)
- Curso de Especialização em Política, Estratégia e Planejamento da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Pós-Graduação);
- Curso de Gestão em Segurança Pública  (Doutorado);

- Curso Superior de Polícia;
- Bacharel em Direito;
- Cursos de atualizações da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

FUNÇÕES EXERCIDAS
- Assessor Militar do DETRAN/PR;
- Assessor Militar da Prefeitura de Curitiba;
- Assessor Militar da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná;
- Subdiretor da Diretoria de Apoio Logístico da PMPR;
- Exerceu funções nos setores de inteligência, pessoal, planejamento e comandos de tropa no:
- 12º Batalhão;
- 13º Batalhão;
- 17º Batalhão;
- 20º Batalhão;
- Regimento de Polícia Montada - RPMon
- Batalhão de Polícia Florestal - BPFLO
- Batalhão de Polícia Rodoviária - BPRV
- Companhia de Polícia de Choque - CIA P Chq
- Batalhão de Polícia de Trânsito - BPTRAN
- Centro de Operações Policiais Militares - COPOM
- Batalhão de Polícia de Guarda - BPGD
- Batalhão de Operações Especiais - BOPE
- 5º Comando Regional da Polícia Militar.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Coronel Lee
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação