Generoso Borges
Generoso Borges nasceu em Guarapuava (PR) no dia 23 de julho de 1875. Era filho de Antônio Borges e de Maria Gertrudes Fiuza Borges.
Começou a trabalhar no comércio aos 11 anos, após terminar o primário.
Em 1891 mudou-se para Curitiba, onde seguiu estudando o secundário. No ano seguinte embarcou para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar no Liceu de Artes e Ofício, porém, não conseguiu, já que tinha que trabalhar até altas horas da noite. Um ano mais tarde mudou para Paranaguá, trabalhando no comércio.
Durante a revolução de 1893 fez parte do batalhão de revoltosos, chegando a tenente. Com a morte de Gumercindo Saraiva, e dissipada as forças dos revoltosos, Generoso Borges foi para a Alemanha, de onde retornou somente depois da anistia geral ter sido decretada no Brasil.
De volta a Paranaguá, exerceu, por pouco tempo, a profissão de guarda-livros. Foi para o Rio de Janeiro e, logo, mudou-se para Curitiba, onde começou a colaborar na "Gazeta do Povo" e na revista "Sapo", no "Diário da Tarde", "Azul" e "Vitrix", revista de arte. Fundou o jornal maçônico "Acácia" e redatoriou a folha anticlerical "Eletra", em parceria com o jornalista Euclides Bandeira, e "O Comércio". Durante cinco anos foi diretor-gerente da "República". em 1916 adquiriu o "Diário da Tarde".
Em 1917, recebeu o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.
Exerceu o mandato de vereador municipal e de deputado estadual no Congresso Legislativo do Paraná por várias legislaturas.
Escreveu e publicou "Semana Santa", "A estátua", "Crônicas e Discursos", "Terra das Maravilhas".
Em Curitiba há uma rua com seu nome.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação