Ratinho Júnior
Carlos Roberto Massa Junior, mais conhecido como Ratinho Junior, nasceu em Jandaia do Sul, Norte Central do Paraná. É formado em Marketing e Propaganda, pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), com pós-graduação em Direito de Estado, pela PUC de Brasília, e cursos de especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade (em Madri, Espanha), e em Saúde e Educação em Órgãos de Governo (em Havana, Cuba), entre outros.

Desde os seus 22 anos é casado com Luciana Saito Massa, com quem tem três filhos: Alana (treze anos), Yasmim (nove) e Carlos Roberto Massa Neto (quase cinco aninhos de idade).

Aos 21 anos ele foi eleito deputado estadual com mais de 189 mil votos, a maior votação da história da Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2006, Ratinho Junior obteve a segunda maior votação para a Câmara Federal, com 205 mil votos, em 370 dos 399 municípios do Paraná.

Em 2010, foi reeleito à Câmara Federal com quase 360 mil votos. Esta, a maior votação da história do Paraná. Na Câmara Federal, em 2011, ele foi eleito o mais jovem líder da sua bancada partidária. Afastou-se da liderança para disputar a Prefeitura de Curitiba, de onde saiu como uma das mais fortes lideranças políticas do estado.

Ratinho Junior também foi eleito titular para uma das mais importantes das 20 comissões permanentes, a da Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTJ). Anteriormente ele já havia sido eleito à vice-presidência desta mesma Comissão, além de atuar em outras.

No mesmo ano, Ratinho Junior foi relator de uma das mais importantes medidas provisórias, a MP 541/2011, que criou o Fundo de Financiamento à Exportação (FFEX), para atender micro, pequenas e médias empresas exportadoras; mudou as atribuições do Inmetro, para maior defesa da indústria nacional; e, ainda, o nome do Ministério da Ciência e Tecnologia para Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre as principais alterações feitas pelo relator Ratinho Junior está a inclusão dos fabricantes de equipamentos e insumos de reabilitação e acessibilidade entre as empresas beneficiadas com empréstimos a juros subsidiados pela União.

O deputado é autor de muitos projetos de lei, propostas e sugestões para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do País, como: Apreensão de Armas Ilegais; Recursos de Apreensão de Multas de Trânsito à Melhoria do próprio Trânsito; Garantia de Empregos em Empresas que Recebem Incentivos do Governo; Internação de Vítimas do Crack; Criação do Banco Nacional de DNA de Pedófilos; Apoio à Luta contra o Câncer de Pele e Sugestão de Produção e Distribuição de Protetor Solar pelo SUS; Fim dos Mandatos Contínuos nas Mesas das Câmaras e Assembleias Legislativas do País; e, ainda, Abandono de Incapaz Pode se Tornar Crime Hediondo, entre outros.

Em 2013, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU).

Em 2014, Ratinho Junior retornou à Câmara Federal, de onde se afastou para nova disputa eleitoral. Desta vez, para retornar à Assembleia Legislativa do Paraná. Eleito com mais de 300 mil votos, novamente o deputado estadual mais votado no Paraná, com votos em mais de 395 municípios, Ratinho Junior elevou de dois para 12 membros o número da bancada de seu partido, fortalecendo a sua liderança política no estado.

Em 2015 assumiu novamente a SEDU, onde implantou uma nova cultura de gestão pública para e nos municípios do Paraná que priorizam as necessidades da população e não os próprios interesses. Além de criar programas inéditos em administração pública, o Serviço Social Autônomo (Paranacidade), ligado à SEDU, recebeu no fim de 2016 o Prêmio MundoGeo#ConnectLatin America 2016, com o 1º lugar na Categoria Gestão Pública (estadual e federal).

Neste mês de setembro, Ratinho Junior reassumiu a sua cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná para trilhar caminhos mais fortes na defesa do povo do Paraná. Mas, antes de sair do Governo do Estado, ele implantou o Programa Compliance, que visa o atendimento rigoroso às leis, normas e regulamentos internos do Paranacidade e da SEDU.

Já na Assembleia Legislativa do Paraná, Ratinho Junior protocolou o projeto Compliance como regra para aumentar a fiscalização e a transparência em todos os órgãos públicos, prevenindo a corrupção e o desvio de verbas em todo o estado.

 

.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria 
    do próprio parlamentar)

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Ratinho Júnior
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação