Waldemiro Pedroso

Waldemiro Pedroso nasceu no dia 2 de fevereiro de 1909, em Curitiba. Era filho de José Pedros e de Bernardina Almeida Pedroso.
Perdeu o pai ainda criança, ficando a família sem recursos. Viu a mãe trabalhar como doméstica para custear seus estudos e dos demais irmãos. Pelo esforço de Bernardina, os filhos tornaram-se homens cultos.
Estudou o primário no Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva, em Curitiba, e na Escola Republicana. Cursou o secundário no Ginásio Paranaense.
Em 1929 ingressou na Faculdade de Medicina do Paraná, formando-se médico.
No início de sua trajetória acadêmica, foi interno da disciplina clínica médica e assumiu vários cargos na assistência pública.
Exerceu a medicina em Carlópolis, onde desempenhou as funções de chefe do serviço de Saneamento da Malária. Depois de um ano transferiu-se para Ribeirão Claro, onde foi prefeito municipal.
Realizou cursos de aperfeiçoamento em São Paulo, no Hospital das Clínicas e no Rio de Janeiro nos Hospitais Miguel Couto e Pro Máter. em viagem de estudo percorreu o Uruguai e o Paraguai.
em 1947 assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa como deputado, sendo reeleito no pleito de 3 de outubro de 1950. Desempenhou o cargo de 1º secretário.


Biografia: Informações retiradas do livro "130 Anos de Vida Parlamentar Paranaense", 1954, Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação