Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Abastecimento de veículos com gás natural exigirá apresentação de selo garantidor para o uso do combustível Exigência começa a ser votada na Alep nesta segunda-feira (13) e visa coibir instalações clandestinas ou com equipamentos de procedência duvidosa.

10/02/2017 20h02 | por Nádia Fontana
Fachada Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Fachada Assembleia Legislativa do Paraná.


Os deputados começam a votar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na sessão de segunda-feira (13), a partir das 14h30, um projeto de lei que dispõe sobre a necessidade de apresentação de selo garantidor para o uso do Gás Natural Veicular (GNV) pelos usuários de veículos automotores nos postos de combustíveis. A proposta é do deputado Fernando Scanavaca (PDT).

O deputado explica, na justificativa do projeto de lei de nº 234/2015, que o selo é de porte obrigatório e há previsão, inclusive, que possibilita a retenção de veículos que usam o GNV sem a correta adequação, ou quando faltem informações sobre o prazo de validade dos equipamentos. O objetivo da medida é coibir instalações clandestinas, feitas com equipamentos sem procedência do ponto de vista técnico ou mesmo que sejam originadas de furto ou roubo, ou instaladas por pessoas inabilitadas para este tipo de procedimento. De acordo com a proposição, o selo deve seguir o modelo regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), deixando clara a informação sobre a validade dos equipamentos.

Pinhão – Também em primeira discussão está o projeto de lei nº 751/2015, do deputado Rasca Rodrigues (PV), que pretende inserir no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa da Sopa de Pinhão. Essa festividade ocorre, anualmente, no segundo final de semana do mês de julho, e é “tradição cultivada pelos ‘jipeiros’ de Curitiba”, que no ano de 2015 chegou a 22ª edição. Outra proposição em primeiro turno é o projeto de lei nº 842/2015, do deputado Tercílio Turini (PPS), declarando de utilidade pública a Organização Não Governamental (ONG) de Desenvolvimento e Ambiente (ONDA), com sede e foro no município de Londrina.

Rota da Cerveja – Retorna ao Plenário, em segunda discussão, o projeto de lei nº 644/2015, de autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), que cria a “Rota da Cerveja Artesanal no Estado do Paraná”. O objetivo do projeto é incentivar a produção de cerveja artesanal por meio das cervejarias caseiras e microcervejarias, além de promover eventos ligados à produção. A medida tenderia também a difundir o turismo e gerar mais emprego e renda aos paranaenses. A rota, inicialmente, será composta pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais. A matéria foi aprovada em primeiro turno, na última quarta-feira (8), com 31 votos favoráveis e nenhum contrário.

Também serão votados em segundo turno os projetos de lei nº 778/2015, do deputado Elio Rusch (DEM), que insere no calendário oficial do Paraná a Semana Estadual de Conscientização do Uso de Agrotóxicos e Domissanitários; e o de nº 472/2016, do deputado Schiavinato (PP), que concede o título de utilidade pública à Associação Cultural e Esportiva de Toledo. Em terceira discussão serão votadas duas proposições: o projeto de lei nº 44/2016, dos deputados Hussein Bakri (PSD) e Schiavinato (PP), que institui o Dia Estadual da Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose; e o 545/2016, do deputado Elio Rusch, que concede título de utilidade pública à Congregação das Irmãs de São José, localizada em Curitiba.

Acesse a Ordem do Dia e confira a pauta na íntegra em http://www.alep.pr.gov.br/atividade_parlamentar/ordem_do_dia.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação