Acadêmicos de Londrina dão início ao "Rolê Cívico" Projeto é uma parceria entre TJPR, Assembleia Legislativa e Poder Executivo. Proposta é fazer com que os estudantes universitários compreendam melhor o funcionamento de cada Poder.

06/06/2019 16h09 | por Vanderson Luiz
Acadêmicos dos campi de Londrina da Universidade Positivo e da Unicesumar, de Curitiba, são os primeiros participantes do projeto Rolê Cívico.

Acadêmicos dos campi de Londrina da Universidade Positivo e da Unicesumar, de Curitiba, são os primeiros participantes do projeto Rolê Cívico.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Acadêmicos dos campi de Londrina da Universidade Positivo e da Unicesumar, de Curitiba, são os primeiros participantes do projeto Rolê Cívico.

Participantes do Rolê Cívico acompanham apresentação do Diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, sobre o processo legislativo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Participantes do Rolê Cívico acompanham apresentação do Diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, sobre o processo legislativo.

Participantes do Rolê Cívico em visita à Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Participantes do Rolê Cívico em visita à Assembleia Legislativa do Paraná.

Acadêmicos dos campi de Londrina da Universidade Positivo e da Unicesumar, de Curitiba, inauguraram nesta quinta-feira (06) o projeto “Rolê Cívico”, idealizado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e do Poder Executivo.

A proposta é a de organizar visitas guiadas de acadêmicos do interior do Estado aos três Poderes, onde, durante dois dias, poderão vivenciar as atividades e compreender melhor o funcionamento de cada Poder. “Importante para que a população saiba do funcionamento dos três Poderes e também o trabalho de cada um dos responsáveis por esses Poderes. Claro que as críticas existem, mas as pessoas conhecendo de perto poderão avaliar e refletir melhor a propósito disso”, afirmou o presidente do TJ, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

O projeto é aberto a todas as instituições de ensino superior do interior do Estado, independente do curso de graduação. O desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º vice-presidente do TJ, ressaltou que o Rolê Cívico ganhou esse nome para atrair a atenção de jovens acadêmicos “que virão do interior do Estado para conhecer de forma lúdica o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e o Poder Executivo. Não da perspectiva de Poder, mas de como funciona o serviço público em favor da sociedade. Por falta de conhecimento, o jovem cada vez mais se afasta da própria política, no sentido mais nobre da palavra, e isso cria um vazio de lideranças políticas dentro do Estado. É importante que o jovem venha, participe, conheça as instituições e o quanto é essencial esse trabalho em prol da sociedade, o quanto é importante o engajamento em favor da cidadania, para que ele tenha o discernimento correto”.

Para o representante do Governo do Estado, Henrique Domakoski, a aproximação da sociedade com os Poderes, principalmente dos jovens, podem incentivar o interesse pelo serviço publico. “O projeto é muito importante, principalmente porque você começa a atrair pessoas, estudantes, que são a massa crítica, formadores de opinião, para conhecerem o poder público. Infelizmente, muitas vezes, até com razão, a imagem do poder público é desgastada perante a sociedade e se torna difícil atrair bons talentos para cá. E abrir para a sociedade, para a universidade, é uma forma de atrair essas pessoas que serão nossos grandes líderes no futuro”.

Visita na Alep - Se o período da manhã foi reservado ao Tribunal de Justiça, à tarde os acadêmicos da Universidade Positivo e da Unicesumar se concentraram nas atividades da Assembleia Legislativa.

Aqui na Alep, após recepção do Cerimonial e visita guiada pela Casa de Leis, eles acompanharam uma palestra sobre processo legislativo, ministrada pelo Diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

“O Rolê Civico é mais um programa voltado à cidadania e que a Assembleia Legislativa tem a honra de participar. Nós queremos contribuir na formação desses jovens e vamos compartilhar com eles o conhecimento, principalmente sobre processo legislativo”, enalteceu.

Dylliardi acredita que ao vivenciarem na prática como funcionam os três Poderes, contribui bastante na formação dos jovens. “Uma das atribuições que o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, nos deu é aproximar a nossa Casa de Leis dos jovens estudantes e universitários. A concepção que eles têm da Assembleia muda quando eles participam dos nossos projetos ou fazem visitas ao Poder Legislativo. Eles passam a entender melhor o trabalho de um deputado, da própria Casa e se aproximam mais da política”, acredita.

Participação – Tudo era novidade para Gabriela Gatti, do nono período de Direito da Universidade Positivo. E ela aproveitou cada minuto, afinal, só aqui constatou: teoria e prática são bem diferentes. “Gostei muito de estar perto, conhecer como é. Lá no interior não tem nada disso. Não temos noção de como funcionam as coisas. A gente conhece a teoria, mas na prática, é muito diferente”.

Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da universidade e professor de Direito Constitucional, Flávio Pierobon, destaca que conhecer as autoridades de perto e observar como atua cada agente público é uma forma de despertar o aspecto democrático e de cidadania nos alunos. “Vir conhecer o governador, o desembargador, o presidente da Assembleia Legislativa e ver os órgãos funcionando, desperta o aspecto democrático e de cidadania nesses jovens estudantes”.



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