Ação na Assembleia reforça importância do Teste do Pezinho Proposto pela deputada Maria Victoria (PP), o evento conta com o apoio da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), instituição filantrópica que realiza os testes no Paraná.

05/06/2023 18h13 | por Thiago Alonso
Na ocasião, a deputada Maria Victoria lembrou que é necessário aumentar o número de doenças detectadas pelos testes realizados no Paraná.

Na ocasião, a deputada Maria Victoria lembrou que é necessário aumentar o número de doenças detectadas pelos testes realizados no Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Na ocasião, a deputada Maria Victoria lembrou que é necessário aumentar o número de doenças detectadas pelos testes realizados no Paraná.

Uma ação iniciada nesta segunda-feira (05) na Assembleia celebra o Dia Nacional da Triagem Neonatal, comemorado em 06 de junho, e reforça a importância do Teste do Pezinho para os recém-nascidos. Proposto pela deputada Maria Victoria (PP), o evento conta com o apoio da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), instituição filantrópica que realiza os testes no Paraná. A ação será realizada no espaço cultural da Assembleia até quarta-feira (07), com a distribuição de material informativo sobre o tema. A triagem neonatal é obrigatória e gratuita em todo o País e é feita logo nos primeiros dias de vida da criança com a coleta de gotas de sangue do calcanhar.

De acordo com Maria Victoria, a iniciativa é importante para conscientizar sobre a importância do teste. A parlamentar lembrou que é necessário aumentar o número de doenças detectadas pelos testes realizados no Paraná. Os testes paranaenses são capazes de identificar seis doenças. Já no Distrito Federal a triagem neonatal aponta até 50 doenças. “A ideia é destacar a importância do exame na vida do recém-nascido. O teste do pezinho é a ferramenta mais relevante para identificar as doenças genéticas metabólicas e infecciosas logo nas primeiras horas de vida”, explicou.

A diretora executiva da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, Claudiane Pikes dos Santos, destacou a apoio da Assembleia para a causa. “A Fepe aproveitou a oportunidade para divulgar nosso trabalho. Esta é uma oportunidade que nos foi dada por esta Casa Legislativa para demonstrar a importância do teste ampliado”, disse.

A deputada apresentou recentemente um projeto de lei para ampliar o número de doenças diagnosticadas pelos testes do pezinho realizados no Estado do Paraná. Segundo ela, o tempo é crucial e o diagnóstico precoce é a principal ferramenta para aumentar as chances de cura. O projeto de lei 426/2023 promove adequação da Lei 19.173/2017, que trata da Política da Criança e do Adolescente no Estado do Paraná. O projeto, que expande o número de doenças detectadas nos primeiros dias nos bebês nascidos no Paraná, também é assinado pelos deputados Ney Leprevost (PSD), Pedro Paulo Bazana (PSD) e Mabel Canto (PSDB).

A deputada estadual Maria Victoria também propôs a criação de uma data estadual para conscientizar a respeito da realização da triagem neonatal, o teste do pezinho. O projeto de lei 161/2023 que institui o 06 de junho como Dia de Conscientização sobre a Triagem Neonatal no Estado do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação