Assembleia abre exposição itinerante sobre cuidados com o solo

05/12/2017 11h27 | por Rodrigo Rossi

Exposição sobre solos do Paraná em comemoração ao Dia Mundial do Solo, por proposição do deputado Claudio Palozi (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Uma exposição itinerante de fotografias sobre os solos do Paraná fica disponível no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (5), até as 18 horas. As imagens mostram a necessidade de cuidados e uso consciente do solo, tanto na área rural quanto nas cidades, num trabalho conjunto do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio da Emater.

A iniciativa da mostra na Alep atende a uma proposição do deputado Claudio Palozi (PSC), em comemoração ao Dia Mundial do Solo, em 5 de dezembro. “É importante que tenhamos esta exposição como forma de chamar a atenção da população, para um momento de reflexão sobre o uso do solo de forma sustentável, tanto no campo quanto na cidade. E também sinalizar para a necessidade de permanente atenção do poder público por políticas de preservação do meio ambiente”, disse o parlamentar.

As fotografias, do acervo de imagens da Emater, mostram tanto solos degradados, quanto a relação dos solos com a água e com a produção de alimentos, além da quase despercebida importância deles no cotidiano das cidades. “Pensamos na Assembleia para fazermos esta exposição de forma estratégica, porque aqui podem inclusive surgir projetos de lei tratando do assunto. E colocamos à disposição fotos sobre a importância do solo para o ecossistema, que é o solo que nos fornece o alimento, que purifica a água e nos traz vida”, afirmou a doutoranda em Ciências do Solo na UFPR, Dione Aguiar.

Para a professora do Departamento de Pós-graduação em Ciência do Solo da instituição, Fabiane Vezzani, uma das responsáveis pela exposição, as pessoas precisam dar mais atenção ao solo e este também é um dos objetivos da mostra. “Tratamos do dia a dia da nossa relação com o solo, seja pela agricultura, seja na cidade. As pessoas praticamente não se dão conta da importância dos cuidados com o solo na cidade, o que é muito diferente na área rural. Cuidados simples, com a utilização de múltiplas culturas de alimentos, da manutenção daquela plantinha no quintal, ajudam nesta preservação. Que a gente possa olhar mais onde pisamos”.

Como a exposição é itinerante, já na quarta-feira (6) ela estará na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, na quinta (7) e na sexta-feira (8) na Emater, e no sábado (9) no Parque Bacacheri.