Assembleia aprova nova regulamentação aos incentivos fiscais do Governo do Estado Proposta do Executivo que visa promover uma adequação legal recomendada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

09/07/2019 17h32 | por Eduardo Santana
Deputados aprovam proposta do Executivo visa promover uma adequação legal recomendada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Deputados aprovam proposta do Executivo visa promover uma adequação legal recomendada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados aprovam proposta do Executivo visa promover uma adequação legal recomendada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na sessão plenária desta terça-feira (9) o projeto de lei nº 519/2019, do Poder Executivo, que dá nova regulamentação aos incentivos fiscais concedidos pelo próprio Executivo aos setores produtivos do estado. A proposta avançou em segundo turno de votação após receber 41 votos favoráveis, cinco contrários e apenas uma abstenção. Como as emendas parlamentares apresentadas em plenário não avançaram – uma foi retirada e a outra rejeitada, o texto segue agora para sanção, ou veto, do Executivo, uma vez que o requerimento de dispensa de votação da redação final foi aprovado em plenário.

O texto dá nova redação ao caput do artigo 6º da Lei Complementar nº 14/1982, que altera dispositivo da Lei nº 19.777/2018, que dispõe sobre a reinstituição das isenções, dos incentivos e dos benefícios fiscais ou financeiros-fiscais relativos ao ICMS, decorrentes de atos normativos editados pelo estado do Paraná, publicados no Diário Oficial do Executivo até 8 de agosto de 2017, em desacordo com o dispositivo na alínea “G” do inciso XII do parágrafo 2º do artigo 155 da Constituição Federal.  

A proposição, que tramitou em regime de urgência, trata de uma adequação legal a fim de sanar vícios ocasionados pela edição de atos em desacordo com disposições constitucionais, mediante recomendação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Cobrança eletrônica – O projeto de lei nº 12/2018, do deputado Anibelli Neto (MDB), que altera a Lei Estadual nº 17.437/2012, dispondo sobre o prazo para envio de cobrança por parte das empresas prestadoras de serviços de todo o estado, foi aprovado em redação final e, com isso, segue agora para sanção, ou veto, do Poder Executivo. O texto exige que empresas públicas e privadas localizadas no Paraná deverão enviar mensagens de cobrança de boletos por meios eletrônicos respeitando o prazo de 10 dias da data do seu vencimento. A alteração prevista no projeto determina que as empresas realizem cobranças por meio de mensagens de texto SMS, aplicativo de mensagens instantâneas, e-mail, ou qualquer outro meio eletrônico, desde que expressamente autorizado pelo consumidor. Essa cobrança eletrônica, diz a proposta, também terá que ser feita no prazo de 10 dias da data de vencimento, que já é estipulado em lei e previsto para as cobranças feitas via postal.

Títulos – Ainda passaram em redação final os projetos de lei nº 589/2018, do deputado Tadeu Veneri (PT), que concede Título de Utilidade Pública à Associação Desportiva de Candói; nº 78/2019, do deputado Boca Aberta Junior (PROS), que concede o título de cidadão honorário do Estado do Paraná ao policial civil Alan Henrique Flore, delegado-chefe da Divisão de Combate à Corrupção (DCCO) da Polícia Civil do Estado do Paraná; e nº 32/2019, do deputado Dr. Batista (PMN), que concede o título de utilidade pública à Associação Curitiba de Vôlei de Praia.

Calendário – Assinado pela deputada Cantora Mara Lima (PSC), o projeto de lei º 417/2019 que insere no calendário oficial de eventos do estado do Paraná o Jubileu de Álamo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Curitiba, foi aprovado em segundo turno de votação na sessão plenária desta terça-feira. Já o projeto de lei nº 61/2019, do deputado Evandro Araújo (PSC), que concede título de utilidade pública à Associação Um Chute Para o Futuro, com sede no município de Foz do Iguaçu, passou em primeira discussão.

Pronunciamentos – As negociações entre o Governo do Estado e as entidades representativas dos servidores estaduais em relação ao reajuste salarial do funcionalismo do Estado foi o tema central dos pronunciamentos dos parlamentares durante a sessão plenária desta quarta-feira. Subiram às tribunas para abordar o assunto os deputados Arilson Chiorato (PT); Galo (PODE); Professor Lemos (PT); Ricardo Arruda (PSL); Marcio Pacheco (PDT); Luciana Rafagnin (PT); Hussein Bakri (PSD); e Tadeu Veneri (PT).

Sessão pela manhã – Os deputados estaduais voltam a se reunir em sessão plenária na manhã desta quarta-feira (10), a partir das 10 horas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação