Por iniciativa da deputada Luciana Rafagnin (PT), subscrita ainda pelo presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossini (PSDB), pelo 1º secretário Plauto Miró (DEM) e pelo 2º secretário, deputado Reni Pereira (PSB), a Assembleia Legislativa homenageou na sessão plenária desta segunda-feira (19) a Universidade Federal do Paraná, que completa 100 anos de existência no próximo dia 19 de Dezembro.
Um título de Menção Honrosa foi entregue ao reitor da instituição, Zaki Akel Sobrinho, que estava acompanhado do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari e de vários outros professores e dirigentes universitários. A deputada Luciana Rafagnin usou a tribuna para lembrar que a UFPr, além de primeira universidade federal do país, foi, por 90 anos, a única com essa designação no Paraná. Símbolo da emancipação intelectual do estado, frisou, “enfrentou momentos turbulentos e tensos ao longo deste percurso que a coloca como referência em várias áreas, entre elas a de extensão universitária”.
Akel referiu-se ao trabalho realizado desde que Víctor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo juntaram-se a outros abnegados idealistas para dar forma a um sonho de transformação social pelo conhecimento. Hoje presente também no Litoral e ofertando múltiplos cursos, atuando no Hospital de Clínicas, na Maternidade Vítor do Amaral, parceira no Hospital do Trabalhador, oferece seus serviços a cerca de 30 mil estudantes.
Finalmente, o reitor convidou os parlamentares para a sessão solene que deve ocorrer no dia 19 de dezembro próximo, no Teatro Guaíra, coroando uma programação festiva que foi desenvolvida ao longo de todo o ano e que marcará também a conclusão das obras de restauração do prédio histórico na Praça Santos Andrade, um dos principais cartões postais de Curitiba.
A Assembleia Legislativa está sediando em seu Espaço Cultural uma exposição de fotos que conta a história desses 100 anos de dedicação e trabalho da UFPr em favor do desenvolvimento, da educação, das ciências e da formação humana da população paranaense.