Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia discute indenização para filhos separados pelo isolamento de pacientes de hanseníase

22/08/2012 13h29 | por Rodrigo Rossi
Audiência pública discute sobre reparação financeira aos filhos separados pelo isolamento compulsório dos pacientes de hanseníase.

Audiência pública discute sobre reparação financeira aos filhos separados pelo isolamento compulsório dos pacientes de hanseníase.Créditos: Nani Gois/Alep

Audiência pública discute sobre reparação financeira aos filhos separados pelo isolamento compulsório dos pacientes de hanseníase.
A reparação financeira aos filhos separados pelo isolamento compulsório dos pacientes de hanseníase, ocorrido entre as décadas de 20 e 80, motivou uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (22) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Por proposição do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), a discussão contou com a participação do coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan), Arthur Custódio, e do superintendente de vigilância em saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sezifredo Paulo Alves Paz, além de diversas pessoas que vivenciaram o drama do afastamento do convívio familiar desde o nascimento ou na infância, e acabaram sendo encaminhadas a educandários ou criadas por parentes e amigos, em razão da Lei federal nº 610, de 13 de janeiro de 1949, que previa o isolamento de pacientes de hanseníase em hospitais colônias.

Segundo Paranhos, o objetivo agora é viabilizar uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para levantar informações sobre a situação no estado durante aquele período, para resgatar a memória das pessoas que viveram nestes educandários e com isso assegurar o direito daqueles que foram separados dos pais ainda na infância. “Existe a necessidade de reparação por parte do Estado brasileiro com estas pessoas, com estas famílias. E fomos procurados pelo movimento para levarmos adiante esta situação aqui no Paraná. Vamos propor ainda que a recém-instalada Comissão da Verdade também possa abraçar esta discussão, porque o que houve foi um verdadeiro crime. Mesmo que uma indenização não preencha o buraco existente, será uma maneira de ao menos buscarmos o reconhecimento pela omissão e por este grande equívoco”, disse o deputado.

Alienação parental – Levantamento do Mohan aponta que cerca de 80 mil pessoas foram separadas dos pais neste período. O reconhecimento e o direito à indenização por parte da federação aconteceu quando o então presidente Lula propôs uma medida provisória, transformada depois na Lei nº 11.520, de 18 de setembro de 2007, assegurando o direito à pensão às pessoas que foram isoladas compulsoriamente pela hanseníase. “Já desenvolvemos este trabalho em vários estados e realizamos audiências públicas em 12 Assembleias. Queremos agilizar este processo e garantir esta reparação financeira. Muitos já receberam, mas é importante que as pessoas mostrem esta situação, falem e se mobilizem. Estimamos que o isolamento compulsório tenha sido o maior caso de alienação parental já ocorrido”, afirma Custódio.

Casos – No Paraná são diagnosticados em média mil casos de hanseníase por ano, conforme informações da Sesa. Somente em 2012 já foram verificados 568. O Governo do Estado vem aprimorando o programa de acompanhamento dos pacientes e capacitando técnicos para atuarem no controle e diagnóstico precoce da doença. “Estamos intensificando este trabalho. O Paraná tem um luta histórica em relação à hanseníase. Os indicadores são bastante satisfatórios. Em maio deste ano também foi possível iniciarmos as cirurgias de reabilitação, que não aconteciam há dez anos nos pacientes. A vinda deste tema para a Assembleia Legislativa é muito importante. E a Secretaria será parceira efetiva”, garantiu o superintendente de saúde da Sesa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação