Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia e TCE firmarão convênio para modernizar e integrar sistema de informações

Presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), recebem o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Augusto Guimarães.
Presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), recebem o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Augusto Guimarães. Créditos: Nani Gois/Alep
O processo de modernização e transparência da Assembleia Legislativa avançou em mais uma etapa com o anúncio de uma parceria futura entre a Casa e o Tribunal de Contas do Estado para o peticionamento eletrônico e a digitalização de documentos. Nesta terça-feira (1º), o presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), receberam o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Augusto Guimarães, que apresentou a proposta ao Legislativo.

O objetivo é permitir que a Assembleia Legislativa possa acompanhar os trâmites e peticionar os assuntos do Legislativo junto ao Tribunal de Contas, por meio de um sistema integrado de informações. A medida vai agilizar e facilitar as consultas. Paralelamente, os documentos oficiais deverão ser encaminhados seguindo a digitalização já adotada pela Corte de Contas. “Nosso objetivo é incentivar e pedir a colaboração dos órgãos para o peticionamento digital. Estamos pedindo a adesão de outros Poderes também e gostaríamos de contar com a Assembleia nesta campanha. Isso vai facilitar a busca de informações e modernizar o acesso”, afirmou Guimarães.

A previsão é que a partir do próximo ano o peticionamento e a digitalização já estejam funcionando. O Tribunal de Contas será responsável pelo treinamento técnico e operacional desta nova etapa de modernização. A intenção é de se criar uma base de dados em conjunto entre os diferentes Poderes. “Será uma rede estratégica de informações com uma base de dados compartilhada, de recursos humanos até gestão. Por exemplo, se a Assembleia quiser acessar um dado sobre determinado município, vai ter as informações”, explicou o conselheiro.

Avanço – Parte da política de modernização e informatização da Assembleia será integrada pela proposta da base de dados. Para o presidente do Legislativo, a iniciativa é importante, porque vai permitir que a Assembleia avance pontualmente numa questão que foi deixada de lado nos últimos anos. “Estamos dispostos a firmar o convênio. E vamos fazer da melhor maneira possível. Aqui vamos iniciar do zero. Mas estamos imbuídos na proposta de modernizar a Casa. Esperamos que já no começo do ano este processo em parceria com o TCE já esteja funcionando”, avaliou Rossoni.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação