Assembleia homenageia personalidades que contribuíram com a Cultura da Paz e a Justiça Restaurativa

19/09/2016 17h29 | por Eduardo Santana
Grande Expediente  -  Personalidades são homenageadas na "Semana da Paz" em sessão plenária. 19/09/2016.

Grande Expediente - Personalidades são homenageadas na "Semana da Paz" em sessão plenária. 19/09/2016.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Grande Expediente  -  Personalidades são homenageadas na "Semana da Paz" em sessão plenária. 19/09/2016.


O deputado Péricles de Mello (PT), coordenador do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz) e presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), utilizou a tribuna no início da sessão plenária desta segunda-feira (19) para dar início às ações da terceira edição da Semana da Cultura da Paz, além de homenagear personalidades que contribuíram com o desenvolvimento das diretrizes da Cultura da Paz e da Justiça Restaurativa.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que a Cultura de Paz vem para transformar os conflitos, entendê-los e superá-los com uma nova dinâmica de negociar, de forma pacífica. “Este é um tema do século 21 que foi sendo modelado dentro de um grande processo de reflexão crítica sobre a violência, a desigualdade, a destruição da natureza e todos os dramas que nós conhecemos nos dias de hoje”, destacou.

O parlamentar reforçou que a Cultura da Paz se traduz num conjunto de ações que buscam transformar conflitos através de ações e métodos pacíficos e não violentos. “A paz de que falamos é uma paz que conhece o conflito, que revela direitos e é dinâmica, onde as pessoas se sentem justiçadas. Não é uma paz negativa. É uma paz que revela o conflito ao invés de escondê-lo”, concluiu.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), Roberto Portugal Bacellar, que durante a solenidade recebeu menção honrosa por suas ações com a chamada Justiça Restaurativa, também subiu à tribuna para tratar da Cultura de Paz. Portugal afirmou que a Justiça Restaurativa é uma forma diferenciada de resolver conflitos. “A Cultura da Paz não afasta a Justiça tradicional, mas, por outro lado, cria um novo caminho para que as pessoas conversem e possam, espontaneamente, chegar a uma solução. A Cultura da Paz devolve às pessoas o poder que elas sempre tiveram de resolver seus problemas. A Cultura da Paz procura ouvir para compreender”, ressaltou.

Homenageados – Também foram homenageados com menção honrosa a coordenadora do projeto “O Planeta é um Só”, Ana Paula Döring, por seu trabalho junto aos migrantes e refugiados; Romualdo Vicente de Ramos, pelas ações junto às Práticas Integrativas e Complementares; a presidente da Associação de Atendimento e Apoio ao Autista, Rosimere Benites; e Soraia Muner, por seu trabalho com o projeto “Palavras de Paz”, da Fundação Prem Rawat.

Semana da Paz – Para a Semana da Cultura da Paz 2016, o ConPaz realizará o 1º Fórum ConPaz de Desenvolvimento Sustentável, com o tema “A Cultura da Paz pautando os ODS rumo a Agenda 2030”. O evento será realizado no dia 20 de setembro, às 19h30, no ISAE FGV.

 

 

Ouça o Podcast relacionado





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação