Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa amplia debate sobre saúde e direitos das mulheres no climatério

Audiência Pública acontece na próxima terça-feira (7), às 9 horas, no Auditório Legislativo da Casa.

Créditos: Arte: Mylena Oliveira

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná realiza, na próxima terça-feira (7), às 9 horas, no Auditório Legislativo, a audiência pública “A Saúde da Mulher no Climatério”. A iniciativa, promovida em conjunto com os demais autores da chamada Lei do Climatério, aprovada em junho deste ano, tem como objetivo principal debater um tema ainda pouco abordado, mas de grande relevância social e de saúde pública. A expectativa da bancada é conscientizar as mulheres paranaenses sobre seus direitos, fortalecendo a implementação de ações concretas em benefício da população afetada pelas mudanças fisiológicas e hormonais dessa fase da vida.

A audiência terá como convidadas especiais as médicas especialistas Dra. Bruna Toppel e Dra. Alexandra Ongaratto, que ministrarão palestras com um olhar técnico e humanizado sobre os desafios e cuidados da saúde da mulher no climatério. Além delas, o evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), reforçando a importância da articulação entre os poderes e a sociedade para ampliar políticas públicas voltadas às mulheres neste momento único de suas vidas.

Legislação estadual

Entre os assuntos que serão debatidos na audiência, destaca-se a importância da universalização das políticas públicas de atenção à saúde no climatério, direito garantido pela legislação a partir das alterações promovidas recentemente no Código Estadual da Mulher Paranaense, promulgado em abril de 2024.

A Lei do Climatério incluiu o tema entre os Direitos da Mulher, assegurando suporte e atendimento médico às mulheres que passam por esse período da vida, compreendido entre os 40 e 65 anos de idade. Pela legislação, as mulheres dessa faixa etária têm garantidos “a assistência e o amparo à saúde física e mental”. Além disso, a lei tem como objetivos fomentar o acesso a exames laboratoriais e de imagem, incrementar e garantir o acesso à hormonoterapia personalizada e assegurar a distribuição gratuita de medicamentos, conforme prescrição médica.

Outras ações de saúde pública previstas na legislação incluem a orientação sobre alimentação equilibrada e prática regular de atividade física adequada, que podem colaborar para a redução de desconfortos causados pelo climatério; a disponibilização de alternativas terapêuticas não hormonais seguras; e a oferta de atendimento psicológico integral às mulheres dessa faixa etária.

O evento também abordará a importância da realização de campanhas informativas sobre os sintomas mais comuns do climatério, os exames que contribuem para o diagnóstico adequado e outras orientações relevantes para este período da vida das mulheres.

A audiência pública “A Saúde da Mulher no Climatério” é uma iniciativa das deputadas Mabel Canto (PP), líder da Bancada Feminina, Ana Júlia (PT), Cantora Mara Lima (REP), Cloara Pinheiro (PSD), Cristina Silvestri (PP), Flávia Francischini (União), Luciana Rafagnin (PT), Secretária Márcia Huçulak (PSD), Marli Paulino (SD) e Maria Victoria (PP); e dos deputados Artagão Júnior (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Ney Leprevost (União).

Serviço:

Audiência Pública “A Saúde da Mulher no Climatério”

Local: Auditório Legislativo – Assembleia Legislativa do Paraná

Data: terça-feira, 7 de outubro de 2025

Horário: 9h

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação