Assembleia Legislativa entrega nesta terça-feira (06) o título de Cidadania Honorária à Philomena Raffagnin Também nesta terça-feira, durante a sessão plenária, será entregue o mesmo título ao senhor Nelson Barbosa, ex-presidente da APAE de Maringá.

05/12/2022 10h12 | por Jaime S. Martins com assessorias

Homenagens e campanha Dezembro Laranja marcam a agenda de eventos da Assembleia Legislativa nesta semana.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná entrega, nesta terça-feira (06), o Título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná à senhora Philomena Maria Morello Raffagnin, por proposição do deputado Soldado Fruet (PROS).

A sessão solene acontece às 18 horas com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Segundo o parlamentar, a homenagem visa condecorar esta ilustre guerreira, que, junto com o marido Olímpio Raffagnin (in memoriam), fundaram o Grupo Rafain, na cidade de Foz do Iguaçu, “em razão da devoção pelo trabalho e bom atendimento à comunidade protagonizado durante toda a vida por Dona Philomena, o Grupo Rafain se tornou um dos maiores grupos empresariais e empregadores de Foz do Iguaçu, sendo que, nos períodos de maior movimento, as empresas chegaram a ter 1.300 funcionários”. Além de tocar os empreendimentos com maestria, auxiliando o município a se tornar um polo do turismo e boa gastronomia, ela também atuou em projetos sociais.

Philomena Maria Morello Raffagnin nasceu em 9 de janeiro de 1929, em Sananduva, Rio Grande do Sul. Casou-se com Olímpio Raffagnin, com quem teve oito filhos biológicos e dois adotivos. A família chegou ao Paraná em 1955, na cidade de Corbélia. No ano seguinte, foi para Cascavel, onde “Dona Philó” trabalhou no armazém de secos e molhados. Em 1958, Olímpio entrou de sócio na Churrascaria São Cristóvão, em Foz do Iguaçu, e, em 1961, convenceu a mulher a também se mudar para a fronteira para comandar a cozinha. Depois, os Raffagnin abriram a Churrascaria dos Pampas.

A família também atuou no ramo de transporte e retornou ao ramo alimentício em 1967, quando abriu a Churrascaria Rafain. O nome do estabelecimento ficou Rafain, pois Olímpio era mais conhecido assim. Surge a marca Rafain, atualmente Grupo Rafain. Na década seguinte, a família inaugurou o Restaurante Rafain e a Churrascaria Rafain Campestre. Em 1981, foi inaugurado o Rafain Palace Hotel (atual Rafain Palace Hotel & Convention Center), na BR-277, e também foi aberta ao público a Churrascaria Cataratas – que em 2016 foi certificada pelo Guinness Book em reconhecimento ao maior número de danças nacionais apresentadas em um jantar com show.

Homenagem

Também nesta terça-feira, às 14h30 durante a sessão plenária, será entregue o título de Cidadão Honorário do Paraná ao senhor Nelson Barbosa, foi presidente da APAE de Maringá, onde atuou por mais de 30 anos na diretoria da instituição, também com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais. A proposição é do deputado Dr. Batista (União).

Nelson nasceu em Colatina (ES), é filho dos pioneiros maringaenses Antonio Barbosa do Amaral e Heronita Vieira Barbosa. A família deixou o Espírito Santo em 1944 para cultivar café, em Marialva. Em 1951 chegaram em Maringá. Em 2013, Nelson recebeu da Câmara Municipal de Maringá, o Brasão do Municípios, pelos excelentes serviços prestados à APAE. Também recebeu o título de Cidadão de Maringá.

Dezembro Laranja

A campanha de conscientização sobre o câncer da pele e os cuidados com o excesso de exposição à luz do sol, o Dezembro Laranja, ganha destaque no Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira. O horário será ocupado, a convite do deputado Anibelli Neto (MDB), pela médica dermatologista Paula Xavier da Silva Schiavon, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional Paraná.

“Não espere até sentir na pele”, é o tema da campanha 2022 promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A edição deste ano coloca no centro dos debates os trabalhadores urbanos e rurais que estão diariamente expostos aos raios solares em virtude da profissão.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.