A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, na noite desta terça-feira (16), sessão solene em homenagem aos Jogos Abertos de Combate. A solenidade, organizada pelo deputado Alexandre Amaro (REP), ocorreu no Plenário da Casa de Leis e teve como objetivo reconhecer os profissionais que fomentam o programa, auxiliando os atletas que representam o Paraná. “A solenidade é uma oportunidade de reconhecer o papel transformador do esporte na vida dos jovens e na sociedade”, afirmou o deputado. Além disso, os Jogos Abertos de Combate incentivam a prática esportiva, promovem disciplina, saúde e inclusão social. “É um momento de valorizarmos todos aqueles que contribuem para que o Paraná seja referência também nas artes marciais”, destacou.
O parlamentar explicou que a iniciativa da competição foi construída em parceria entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e a Secretaria de Esportes. “A primeira audiência que tivemos ocorreu nesta Casa de Leis. Foi aqui que surgiu a ideia de retirar as artes marciais de dentro dos Jogos para dar visibilidade e mostrar todo esse trabalho das modalidades”, relatou. A proposta deu tão certo que mais de dez mil atletas já participaram do programa. A competição reúne mais de dez modalidades e mobiliza milhares de atletas, promovendo não apenas o esporte, mas também o turismo e o desenvolvimento social nas cidades onde é realizada. Entre as modalidades estão jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, muay thai e outras lutas.
Criação
O secretário de Esportes do Paraná, Helio Renato Wirbiski, também falou sobre o surgimento do evento. Ele lembrou que foi em 2019, em uma reunião no Plenarinho da Casa de Leis, quando o deputado Amaro e outros parlamentares da Comissão de Esportes defenderam mais apoio às artes marciais. “Tivemos a ideia de unir dez modalidades em uma única competição, com o Governo do Estado apoiando e arcando com as despesas. No início, conseguimos mobilizar cerca de três a quatro mil atletas. Hoje, na etapa que ocorre em outubro, em Maringá, teremos em torno de seis mil competidores, movimentando o comércio e o turismo local e regional”, afirmou.
“No esporte trouxemos muita inovação. O Paraná Combate é uma delas, assim como os Jogos de Aventura e da Natureza, os Jogos dos Idosos, o Pedala Paraná, entre outros eventos que criamos em parceria com os deputados. A prova disso é que nos tornamos referência nacional no esporte brasileiro. Para nós, é um orgulho receber essa homenagem”, declarou Wirbiski.
Para o coordenador de Esporte de Rendimento da Paraná Esportes, Emerson Luis Venturini de Oliveira, o cenário das lutas no Estado é muito forte, com vários campeões de MMA e de outras modalidades. “O Paraná Combate gera muita mídia espontânea pela força das artes marciais no Estado. Não existe nada parecido no Brasil, com dez modalidades e investimento exclusivamente público. É um evento que valoriza os atletas, reconhece o esforço dos municípios-sede e mostra que o esporte não é custo, é investimento”, afirmou.
Reconhecimento
“Nós ficamos muito gratos de ter o trabalho reconhecido, em especial pela Assembleia Legislativa do Paraná, que representa toda a população paranaense. Quando recebemos esse reconhecimento dos deputados, é muito recompensador”, comentou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba, Euler de Freitas Silva Junior. Para ele, a homenagem significa estar no caminho certo. “Estamos apoiando o esporte, e toda homenagem desse tipo nos deixa muito satisfeitos e com mais força para trabalhar, especialmente nos esportes de combate”, frisou.
Para o atleta profissional de MMA de Paranaguá, John Lineker, o reconhecimento aos gestores do Paraná Combate não apenas valoriza o trabalho administrativo, mas também fortalece a rede de apoio aos atletas. “É muito importante para os nossos projetos sociais. Eu consegui chegar ao topo do mundo, lutei no maior evento de MMA do mundo, o UFC. O esporte na vida de jovens e crianças é fundamental, e iniciativas como essa, que o deputado Alexandre Amaro apoia, certamente agregam muito na vida dos jovens”, afirmou o campeão do One Championship.
A solenidade contou com a apresentação de Kung Fu, pelo Grupo Kung Fu Wu-Shu de Curitiba, com a temática “Dança do Dragão Chinês”; de Taekwondo, com os participantes do Projeto Social Yeshua de Fazenda Rio Grande, coordenados pelo mestre Adriano; e de Hapkido, com a Equipe Trouble Tiger de Piraquara, sob a liderança do mestre Leo Rusik. A vereadora de Curitiba, Meri Martins (REP), também participou do evento.
Homenageados