Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia promove cursos para aperfeiçoamento de seus servidores

Servidores da Assembleia participam de curso no Tribunal de Contas.
Servidores da Assembleia participam de curso no Tribunal de Contas. Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Um grupo de quinze servidores da Assembleia Legislativa – da Procuradoria Geral, da Diretoria de Pessoal, da Diretoria Legislativa e do setor de informática, participa nesta quinta-feira (8), durante todo o dia, de um curso especial sobre aposentadorias e processo eletrônico, ministrado por técnicos do Tribunal de Contas do Estado, nos moldes dos cursos permanentes que o TCE oferece a técnicos de prefeituras e câmaras municipais, além de outros órgãos públicos. Ao buscar esses treinamentos, a Assembleia tem por objetivo qualificar e atualizar seu corpo funcional, levando em conta demandas já localizadas, conforme política anunciada pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao se referir a uma segunda etapa de reformas do Poder Legislativo estadual.

Outro curso, sobre “O Departamento Pessoal na Administração Pública”, totalmente atualizado com a legislação em vigor, doutrina e decisões dos Tribunais de Contas e do Judiciário relativas ao tema, encerrou na tarde de quarta-feira (7). Participaram servidores do Departamento de Pessoal da Casa, identificados com a rotina da administração de recursos humanos.

Aperfeiçoamento e atualização
– Sob a responsabilidade do professor e advogado Fabrício de Freitas Fonseca, o treinamento durou dois dias (6 e 7) e tratou de vários assuntos, entre eles a classificação e conceituação do Direito Administrativo; princípios básicos e gerais da administração pública; classificação dos agentes públicos; espécies de servidores públicos; concurso público; estágio probatório; cargos empregos e funções públicas; a questão do nepotismo; folha de pagamento; reformas previdenciárias e terceirização na administração pública.

E para os dias 13 e 14 de março está prevista a realização do curso “Conceito de Aposentadoria e Pensões aos Servidores Públicos”, também oferecido pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBRAP) e ministrado pela advogada e administradora de empresas Walkiria Wiziack Zauith de Pauli, atual coordenadora de Recursos Humanos da Fundação Cultural de Curitiba. Destina-se a funcionários da Procuradoria Geral e da Diretoria de Pessoal da Assembleia.

Essas iniciativas estão dentro de uma política de aperfeiçoamento dos quadros funcionais da Casa definida pela atual administração e desenvolvida pela Diretoria de Pessoal. Segundo o diretor, Bruno Garofani, está em fase de entendimentos um convênio com a Escola de Governo, mantida pelo Poder Executivo, com vistas a aumentar a opção de cursos e treinamentos para os servidores.

Ao mesmo tempo, conforme anunciou recentemente o presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a Casa estuda, na área da Diretoria Legislativa, a criação da Universidade Livre do Legislativo, um projeto mais ambicioso que prevê, além do atendimento aos servidores da Assembléia, a oferta de cursos e a troca de experiências com as prefeituras e câmaras municipais na área do processo legislativo.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação