
Servidores da Assembleia participam de curso no Tribunal de Contas.
Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Um grupo de quinze servidores da Assembleia Legislativa – da Procuradoria Geral, da Diretoria de Pessoal, da Diretoria Legislativa e do setor de informática, participa nesta quinta-feira (8), durante todo o dia, de um curso especial sobre aposentadorias e processo eletrônico, ministrado por técnicos do Tribunal de Contas do Estado, nos moldes dos cursos permanentes que o TCE oferece a técnicos de prefeituras e câmaras municipais, além de outros órgãos públicos. Ao buscar esses treinamentos, a Assembleia tem por objetivo qualificar e atualizar seu corpo funcional, levando em conta demandas já localizadas, conforme política anunciada pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao se referir a uma segunda etapa de reformas do Poder Legislativo estadual.
Outro curso, sobre “O Departamento Pessoal na Administração Pública”, totalmente atualizado com a legislação em vigor, doutrina e decisões dos Tribunais de Contas e do Judiciário relativas ao tema, encerrou na tarde de quarta-feira (7). Participaram servidores do Departamento de Pessoal da Casa, identificados com a rotina da administração de recursos humanos.
Aperfeiçoamento e atualização – Sob a responsabilidade do professor e advogado Fabrício de Freitas Fonseca, o treinamento durou dois dias (6 e 7) e tratou de vários assuntos, entre eles a classificação e conceituação do Direito Administrativo; princípios básicos e gerais da administração pública; classificação dos agentes públicos; espécies de servidores públicos; concurso público; estágio probatório; cargos empregos e funções públicas; a questão do nepotismo; folha de pagamento; reformas previdenciárias e terceirização na administração pública.
E para os dias 13 e 14 de março está prevista a realização do curso “Conceito de Aposentadoria e Pensões aos Servidores Públicos”, também oferecido pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBRAP) e ministrado pela advogada e administradora de empresas Walkiria Wiziack Zauith de Pauli, atual coordenadora de Recursos Humanos da Fundação Cultural de Curitiba. Destina-se a funcionários da Procuradoria Geral e da Diretoria de Pessoal da Assembleia.
Essas iniciativas estão dentro de uma política de aperfeiçoamento dos quadros funcionais da Casa definida pela atual administração e desenvolvida pela Diretoria de Pessoal. Segundo o diretor, Bruno Garofani, está em fase de entendimentos um convênio com a Escola de Governo, mantida pelo Poder Executivo, com vistas a aumentar a opção de cursos e treinamentos para os servidores.
Ao mesmo tempo, conforme anunciou recentemente o presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a Casa estuda, na área da Diretoria Legislativa, a criação da Universidade Livre do Legislativo, um projeto mais ambicioso que prevê, além do atendimento aos servidores da Assembléia, a oferta de cursos e a troca de experiências com as prefeituras e câmaras municipais na área do processo legislativo.
Outro curso, sobre “O Departamento Pessoal na Administração Pública”, totalmente atualizado com a legislação em vigor, doutrina e decisões dos Tribunais de Contas e do Judiciário relativas ao tema, encerrou na tarde de quarta-feira (7). Participaram servidores do Departamento de Pessoal da Casa, identificados com a rotina da administração de recursos humanos.
Aperfeiçoamento e atualização – Sob a responsabilidade do professor e advogado Fabrício de Freitas Fonseca, o treinamento durou dois dias (6 e 7) e tratou de vários assuntos, entre eles a classificação e conceituação do Direito Administrativo; princípios básicos e gerais da administração pública; classificação dos agentes públicos; espécies de servidores públicos; concurso público; estágio probatório; cargos empregos e funções públicas; a questão do nepotismo; folha de pagamento; reformas previdenciárias e terceirização na administração pública.
E para os dias 13 e 14 de março está prevista a realização do curso “Conceito de Aposentadoria e Pensões aos Servidores Públicos”, também oferecido pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBRAP) e ministrado pela advogada e administradora de empresas Walkiria Wiziack Zauith de Pauli, atual coordenadora de Recursos Humanos da Fundação Cultural de Curitiba. Destina-se a funcionários da Procuradoria Geral e da Diretoria de Pessoal da Assembleia.
Essas iniciativas estão dentro de uma política de aperfeiçoamento dos quadros funcionais da Casa definida pela atual administração e desenvolvida pela Diretoria de Pessoal. Segundo o diretor, Bruno Garofani, está em fase de entendimentos um convênio com a Escola de Governo, mantida pelo Poder Executivo, com vistas a aumentar a opção de cursos e treinamentos para os servidores.
Ao mesmo tempo, conforme anunciou recentemente o presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a Casa estuda, na área da Diretoria Legislativa, a criação da Universidade Livre do Legislativo, um projeto mais ambicioso que prevê, além do atendimento aos servidores da Assembléia, a oferta de cursos e a troca de experiências com as prefeituras e câmaras municipais na área do processo legislativo.