Assembléia Promove Sessão Especial Nos 200 Anos da Coroa Portuguesa

26/02/2008 17h22 | por Paulo Esteche / 41 3350-4072 - 8407-1716 / fernandocarlifilho@alep.pr.gov.br / www.fernandocarlifilho.com.br / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE
A Assembléia Legislativa promove no próximo dia 13 de março, a partir das 10 horas, conferências e debates sobre o significado da colonização portuguesa no Brasil e principalmente os reflexos no Paraná. A sessão comemorativa aos 200 anos da vinda da Coroa Portuguesa foi proposta pelo deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB) e deverá reunir lideranças políticas, historiadores, acadêmicos e autoridades estrangeiras. Além do caráter cívico, com apresentações militares e artísticas, a proposta do deputado é de que o evento seja uma reflexão sobre a importância da data para os paranaenses. A sessão terá palestras de historiadores, seguidas de um debate entre os convidados. Segundo Fernando Carli Filho, a comemoração é muito oportuna no atual momento, onde o governo federal começa a voltar suas atenções para a região Central, uma das mais ricas no setor agrícola e também um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. “Há muito tempo o Centro do Paraná reclama por recursos, por um projeto de desenvolvimento eficaz. Além de nossas riquezas naturais, potencialidades que podem ser melhor aproveitadas, precisamos ser reconhecidos por nossa História, que está ligada diretamente à História do Brasil”, afirmou. CONQUISTA DO OESTE O parlamentar disse que a conquista dos Campos de Guarapuava – que abriu caminhos rumo ao Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina – foi uma decisão estratégica da Coroa Portuguesa para validar o Tratado de Madri numa porção antes dominada pela Espanha. “A Coroa chegou no Brasil em 1808 e um ano depois, em 1809, a Expedição dos Campos de Guarapuava saiu de Curitiba, comandada pelo coronel Diogo Pinto de Azevedo Portugal com uma legião de soldados, posseiros e sesmeiros”, explicou. Para Fernando Carli Filho, o movimento que ocorreu na região de Guarapuava foi muito parecido com a colonização patrocinada pelo antigo Império Austro-Húngaro após a conquista de territórios dos turcos-otomanos. O objetivo dos monarcas sempre foi o de povoar essas terras com agricultores e desbravadores. A área original de Guarapuava, naquela época, era de 175.000 quilômetros quadrados, mais da metade do território paranaense. O município se transformou no maior centro estadual de criação de gado e desde então já exercia um papel determinante para o desenvolvimento do Paraná com diferentes ciclos econômicos. “A História do nosso Estado é muito rica e está intimamente ligada à História do Brasil. Tanto que a conquista dos Campos de Guarapuava se deu logo à chegada de d. João VI”, destaca Fernando Carli Filho, dizendo-se apoiador de pesquisas mais amplas e atualizadas sobre o tema. “Se nos dedicarmos a estudar nossa colonização, vamos encontrar muitas respostas que podem influenciar uma análise mais profunda sobre a economia regional. Devemos entender que um Paraná forte significa regiões com mais equilíbrio social e econômico e melhor utilização de suas matérias-primas, com conseqüente geração de emprego e renda” – observou ele.