Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (20), por iniciativa do deputado Stephanes Júnior (PMDB), a Assembleia Legislativa festejou os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em seu discurso, o parlamentar lembrou que seu pai, Reinhold Stephanes, hoje chefe da Casa Civil do Governo estadual, integrou o grupo de trabalho responsável pela criação do órgão nos anos 70. “Nascia a empresa que se transformaria, ao longo de sua existência, no braço técnico de apoio ao produtor rural, formalizando a vocação histórica deste país no setor econômico que é a agroindústria”, assinalou.
Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi criada em 26 de abril de 1973, visando o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e pecuária nacionais. Era também uma resposta e o início da abertura para o mercado externo ao crescimento populacional e da renda per capta no país.
De sua criação até o presente a empresa ampliou seu leque de atuação, abrangendo agricultura, agroenergia, agroindústria, tecnologia de alimentos, biotecnologia, nanotecnologia, produção animal, florestas e silvicultura, entre várias outras especialidades. A Embrapa atua através de unidades de pesquisa e de serviços e unidades administrativas presentes em quase todos os estados e os mais diversos biomas. Conta hoje com mais de 9,2 mil empregados, sendo 2,2 mil pesquisadores.
Para reunir todo o conhecimento científico de diferentes estados e áreas, criou o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), alimentado por projetos desenvolvidos em colaboração com instituições públicas federais e estaduais, universidades, empresas privadas e fundações. Entre as contribuições da Embrapa estão a adaptação da soja às condições brasileiras, permitindo que o Brasil se tornasse e segundo maior produtor mundial do grão; e a criação de programas de pesquisas que deram eficiência à agricultura familiar e incorporaram os pequenos produtores ao agronegócio.
O papel a empresa não se circunscreve ao território brasileiro: ela conta hoje com 78 acordos bilaterais com 56 países e 89 instituições envolvendo principalmente a pesquisa em parceria e a transferência de tecnologia. As parcerias se estendem aos laboratórios estrangeiros (Labex´s) localizados nos Estados Unidos, na Europa, China e Coreia do Sul, para o desenvolvimento de pesquisas em tecnologias de ponta. Sem contar os projetos de transferência de tecnologia em países em desenvolvimento, como Gana, Senegal, Moçambique e Mali, na África; Venezuela, Equador, Colômbia e Panamá; nas Américas.
No Paraná – A Embrapa Florestas é uma unidade da empresa instalada em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, que tem como meta viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade florestal. Em 35 anos de existência, ofereceu um significativo número de tecnologias capazes de dar maior eficiência produtiva ao setor, ao mesmo tempo em que colabora pra a preservação do meio ambiente. O trabalho é realizado em cooperação com universidades, instituições estaduais, empresas de assistência técnica e de extensão rural, organizações não governamentais, empresas e associações do setor privado, cooperativas e outras entidades.
A Embrapa Soja, localizada em Londrina, no Norte do Estado, foi fundada em 16 de abril e 1973 e é voltada para a sustentabilidade das cadeias produtivas da soja e do girassol. Tornou-se referência mundial no desenvolvimento de tecnologias para o cultivo da soja em regiões tropicais, com os cultivares adaptados a regiões de baixas latitudes, controle biológico de pragas e técnicas de manejo e conservação do solo, entre outras contribuições.
A Unidade também é responsável por pesquisas em outras áreas, como trigo, milho, sorgo, arroz e feijão, em parceria com Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.
Participaram da solenidade na Assembleia Legislativa o secretário de Estado do Governo, Cesar Silvestri; o secretário-chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes; o deputado federal Abelardo Lupion (DEM); os deputados estaduais Pedro Lupion (DEM) e Gilberto Martin (PMDB); a diretora executiva de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Castiglione; o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan; o chefe-adjunto de Administração da Embrapa Florestas, Osmir José Lavoranti; o diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Florindo Dalberto, entre outras autoridades e convidados.
Ouça o Podcast relacionado