NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h06
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
3 min de leitura
395 visualizações
Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (15)projeto do governo estadual propondo o reconhecimento do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais, criado pelo decreto nº 4.888 em 2005, que segundo o Executivo funcionará para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de se discutir e tomar providências quanto ao fenômeno das mudanças climáticas globais. Dentre os objetivos consta o de mobilizar e conscientizar a sociedade paranaense, a fim de dar início à elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas ao tema; promover ações nas esferas públicas e privadas; apoiar a obtenção de financiamentos nacionais e internacionais para aplicação em programas e ações no Estado do Paraná relacionados às mudanças climáticas; estimular a participação das entidades paranaenses nas Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e do Protocolo de Quioto e estimular o setor empresarial paranaense a uma gestão estratégica que permita a valorização de seus ativos e a redução de seus passivos ambientais. O Fórum será composto por membros Casa Civil; Defesa Civil; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria da Agricultura e Abastecimento; Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Secretaria do Planejamento; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Saúde; Secretaria dos Transportes; Secretaria da Indústria e Comércio; Secretaria da Educação; Secretaria do Turismo; Secretaria Especial para Assuntos da Região Metropolitana; Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Comunicação Social; Procuradoria Geral do Estado; Ministério Público Estadual; Conselho Estadual do Meio Ambiente; Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense;Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado; Agenda 21 do Estado do Paraná; SIMEPAR; COPEL; IAP; SUDERHSA; ITCG; SANEPAR; TECPAR; IAPAR; MINEROPAR.Também poderão participar os representantes do setor empresarial, do terceiro setor, de trabalhadores e de instituições de ensino e pesquisa, associações, fundações, demais órgãos, pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, cujas finalidades institucionais guardem pertinência com o tema mudanças climáticas, constituídas nos termos da lei civil por pelo menos dois anos. Além daqueles prefeitos e personalidade que forem convidadas a fazerem parte do Fórum.Conforme o projeto, o Fórum será presidido pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que designará o seu Secretário Executivo. O Fórum contará com uma Comissão Executiva e Câmaras Temáticas, que poderão criar Grupos de Trabalho. A Comissão Executiva será formada pelos Coordenadores das Câmaras Temáticas e dos Grupos de Trabalho.Vale ressaltar que as funções desempenhas pelas pessoas junto ao Fórum Climático não serão remuneradas. Para a execução das atividades, o Fórum deverá contar com o apoio técnico de órgãos e entidades da administração pública Estadual direta e indireta e demais instituições de ensino e pesquisa. Os recursos financeiros serão suplantados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pela Casa Civil, com recursos orçamentários para tanto destinados, devendo os demais órgãos e entidades da administração pública estadual prestar toda a colaboração solicitada pelo Fórum.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais