Distribuído em 21/10/08DEPUTADOS ESTADUAIS APROVAM NOVA POLÍTICA DE TURISMO Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (21) o projeto de lei, proposto pelo Governo do Estado, que estabelece a nova Política de Turismo do Paraná. O objetivo é criar um conjunto de estratégias e prioridades que orientam o desenvolvimento sustentável do turismo no Estado, permitindo maiores ganhos para este mercado e a população paranaense. A matéria ainda deve passar por mais um turno de votação no plenário da Casa antes de seguir para sanção do Executivo.Números da Secretaria Estadual de Turismo apontam que entre os anos de 2003 e 2007, o Paraná recebeu um fluxo de turistas da ordem de 7,3 milhões de pessoas, número 29% superior ao período entre 2002 e 2006. Com isso, a receita gerada pelo setor atingiu o montante de US$ 1,5 bilhão, crescendo mais que 60% no mesmo período. O Estado pondera ainda que a oferta turística cresceu 50% entre os dois períodos citados acima e, hoje, o Paraná conta com mais 90 roteiros turísticos.O governador Roberto Requião, na justificativa do projeto, diz ainda que “o Estado do Paraná é o portão de entrada da região Sul do Brasil, detentor de uma riqueza étnica, cultural e natural das mais expressivas do País. E graças à sua diversidade, é possível visualizar distintas regiões turísticas no território paranaense, constituindo-se em matéria-prima de diferentes produtos turísticos que oportunizam trabalho e renda”. A estruturação do projeto de lei foi concebida com base nos resultados obtidos pelo setor até o momento, e leva em consideração os macroprogramas do Plano Nacional de Turismo do Governo Federal (2007-2011), além de algumas diretrizes do Plano de Governo do Paraná, que “considera o desenvolvimento sustentável da atividade, a inclusão social e a consolidação do destino Paraná no cenário turístico nacional e internacional”.PROJETO – De acordo com a redação do texto da lei a nova Política de Turismo do Paraná observa alguns conceitos como municípios turísticos já consolidados e com potencial turístico, demanda, oferta e atividades turísticas, além do produto (atrativos, infra-estrutura, etc) e destino turístico.A Política de Turismo também está estruturada nas áreas estratégicas de Gestão e Fomento, Desenvolvimento, Promoção e Apoio à Comercialização de pacotes turísticos. Com isso, deve ser desenvolvido um planejamento estratégico e participativo, com incentivos para viabilizar investimentos e financiamentos para o setor, assim como estudos e pesquisas estatísticas que orientem o desenvolvimento e crescimento deste mercado. Já na área estratégica de Promoção e Comercialização, o objetivo é promover o destino Paraná e seus produtos nos mercados nacionais e internacionais, através de ações de divulgação e comercialização.O Governo do Estado justifica ainda que a Política de Turismo orienta-se em 10 pontos principais: sustentabilidade, mobilização dos atores locais, visão sistêmica, parcerias, descentralização, regionalização, inclusão social, competitividade, conhecimento e qualidade.PONTOS TURÍSTICOS – Entre as distintas regiões turísticas no território paranaense que apresentam perspectivas de crescimento, e que oportunizam trabalho e renda, o Executivo destaca a natureza e a história do Litoral; o progresso e o humanismo na Capital, com o bucolismo e a pujança de sua Região Metropolitana; cultura, mistério e tranqüilidade nos Campos Gerais; pinheiros e cachoeiras gigantes no Centro-Sul; a expansão do agronegócio e da indústria têxtil no Norte, Noroeste e Sudoeste; os campos cultivados do Oeste, as Cataratas do Iguaçu e a imponência da Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu. “Todos estes cenários fazem do Estado do Paraná um destino de todos os roteiros”, avalia o governador Roberto Requião.