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Audiência pública discute Educação de Jovens e Adultos no Paraná

26/02/2014 10h54 | por Rodrigo Rossi
Deputado Leonaldo Paranhos (PSC) presidiu a CPI da Telefonia Móvel no Legislativo do Paraná.

Deputado Leonaldo Paranhos (PSC) presidiu a CPI da Telefonia Móvel no Legislativo do Paraná. Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Leonaldo Paranhos (PSC) presidiu a CPI da Telefonia Móvel no Legislativo do Paraná.
Uma audiência pública promovida pelo deputado Professor Lemos (PT), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26), debateu a situação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública do Paraná. Professores de diversas escolas estiveram presentes. O encontro tratou mais especificamente da Instrução Normativa nº 008/2013, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que trata da organização da oferta das disciplinas para os cursos do Ensino Fundamental – Fase II e Médio, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

“Estamos debatendo com os professores o impacto destas mudanças. O governo já está reformulando o conteúdo da instrução. Mas é importante que a gente faça esta discussão com os professores. Esperamos que o governo suspenda esta instrução e a gente possa construir uma nova proposta”, afirmou o parlamentar. Também participaram da reunião o deputado Tadeu Veneri (PT), a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, além de membros do Fórum Paranaense da EJA.

Jovens e Adultos
– De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se basicamente aos jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade própria. Ela prevê oportunidades educacionais adequadas às suas características, interesses, condições de vida e de trabalho mediante cursos e exames no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A EJA é voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, devendo se pautar essencialmente pela inclusão e pela qualidade social.

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