Avança na Assembleia projeto que cria a Semana de Conscientização e Prevenção às Doenças em Animais Idosos no Paraná
O texto é assinado pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na terça-feira (4), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção às Doenças em Animais Idosos. A proposta foi aprovada em sessão plenária, na forma do substitutivo apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e segue agora para sanção do governador Ratinho Junior.
De acordo com o texto aprovado, a Semana será realizada anualmente na primeira semana do mês de julho, período em que já ocorre o Julho Dourado, campanha criada por meio de outra lei de autoria do deputado Cobra Repórter, dedicada à conscientização sobre os cuidados com animais de rua, animais domésticos de estimação (pets) e à prevenção de zoonoses.
“Queremos promover a conscientização da sociedade sobre a importância dos cuidados específicos com animais em idade avançada, além de estimular ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento dos pets. Além disso, queremos criar campanhas de solidariedade para a adoção de animais idosos, a fim de sensibilizar a população para a adoção responsável de animais mais velhos, que frequentemente enfrentam maior dificuldade para encontrar um lar, a exemplo do cão Orelha”, afirmou o deputado.
A proposta, destaca Cobra Repórter, reforça a importância do cuidado, do respeito e da responsabilidade com os animais idosos, que muitas vezes são esquecidos. Ao integrar a Semana ao Julho Dourado, as ações de conscientização estarão ainda mais fortalecidas em todo o Paraná.
Entre as ações previstas estão a realização de eventos de adoção voltados especificamente a animais idosos, a produção e divulgação de materiais educativos sobre cuidados adequados, o incentivo à participação da sociedade civil e de entidades de proteção animal, além da divulgação de políticas públicas relacionadas à adoção de animais domésticos, com atenção especial aos pets em idade avançada.
A execução e a regulamentação da lei ficarão a cargo do Poder Executivo, após a sanção do governador Ratinho Junior. A iniciativa representa mais um avanço do Paraná no fortalecimento das políticas públicas de bem-estar animal e na promoção de uma convivência mais responsável e solidária entre a população e os animais.
Notícias Relacionadas
Projeto que reconhece Cambé como Capital Estadual da Vocação Sacerdotal é sancionado no Paraná
De autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), a iniciativa destaca a trajetória histórica, religiosa e cultural do município paranaense.
Leia mais
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais