Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Avança na Assembleia projeto que cria a Semana de Conscientização e Prevenção às Doenças em Animais Idosos no Paraná

O texto é assinado pelo deputado Cobra Repórter (PSD).

Deputado Cobra Repórter (PSD).
Deputado Cobra Repórter (PSD). Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na terça-feira (4), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção às Doenças em Animais Idosos. A proposta foi aprovada em sessão plenária, na forma do substitutivo apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e segue agora para sanção do governador Ratinho Junior.

De acordo com o texto aprovado, a Semana será realizada anualmente na primeira semana do mês de julho, período em que já ocorre o Julho Dourado, campanha criada por meio de outra lei de autoria do deputado Cobra Repórter, dedicada à conscientização sobre os cuidados com animais de rua, animais domésticos de estimação (pets) e à prevenção de zoonoses.

“Queremos promover a conscientização da sociedade sobre a importância dos cuidados específicos com animais em idade avançada, além de estimular ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento dos pets. Além disso, queremos criar campanhas de solidariedade para a adoção de animais idosos, a fim de sensibilizar a população para a adoção responsável de animais mais velhos, que frequentemente enfrentam maior dificuldade para encontrar um lar, a exemplo do cão Orelha”, afirmou o deputado.

A proposta, destaca Cobra Repórter, reforça a importância do cuidado, do respeito e da responsabilidade com os animais idosos, que muitas vezes são esquecidos. Ao integrar a Semana ao Julho Dourado, as ações de conscientização estarão ainda mais fortalecidas em todo o Paraná.

Entre as ações previstas estão a realização de eventos de adoção voltados especificamente a animais idosos, a produção e divulgação de materiais educativos sobre cuidados adequados, o incentivo à participação da sociedade civil e de entidades de proteção animal, além da divulgação de políticas públicas relacionadas à adoção de animais domésticos, com atenção especial aos pets em idade avançada.

A execução e a regulamentação da lei ficarão a cargo do Poder Executivo, após a sanção do governador Ratinho Junior. A iniciativa representa mais um avanço do Paraná no fortalecimento das políticas públicas de bem-estar animal e na promoção de uma convivência mais responsável e solidária entre a população e os animais.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação