Bancada do governo comemora e Oposição reclama do pouco tempo de debate dos projetos de reestruturação da segurança pública

28/03/2022 17h37 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados aprovam projeto que garante a presença de doulas em maternidades da rede pública e privada.

Deputados aprovam projeto que garante a presença de doulas em maternidades da rede pública e privada.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados aprovam projeto que garante a presença de doulas em maternidades da rede pública e privada.

No começo da sessão plenária da  Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (28), o 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), fez a leitura dos projetos do Governo que tratam da reestruturação das carreiras das forças de segurança, como a correção dos subsídios de policiais civis, científicos e da Polícia Militar, além da reg ulamentação de cargos do Departamento de Polícia Penal (Deppen) e da que prevê a expansão do auxílio-alimentação de R$ 600 para os servidores efetivos, do Quadro Próprio da Saúde e do Poder Executivo, aproximadamente, para mais 10,7 mil servidores. Todos em regime de urgência, passaram, ainda nesta segunda-feira, pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguida da Comissão de Finanças e Tributação. Durante análise na Comissão de Segurança Pública, o deputado Soldado Fruet (PROS), pediu vista do projeto que trata da correção dos subsídios dos policiais. A Comissão volta a se reunir na manhã desta terça-feira, já que os projetos estão previstos para serem votados na sessão plenária, na parte da tarde.   

O presidente Ademar Traiano se comprometeu a tratar as pautas com agilidade, por causa da legislação eleitoral, já que nenhum aumento ou benefício para o funcionalismo pode ser aprovado depois de 2 de abril, seis meses antes das eleições 2022.

(Sonora)

O deputado Soldado Fruet (PROS), usou a tribuna para reverenciar o movimento feito pelos policiais. Foram meses de manifestações em todo o estado. Ele disse que a reestruturação não é a ideal, mas que já representa uma vitória do grupo, mesmo que tenha chegado em cima da hora, sem margem para o debate.

(Sobe som)

Para o líder da Oposição na Casa, o deputado Arilson Chiorato (PT), faltou diálogo.

(Sonora)

Entre os benefícios para os servidores da Polícia Militar previstos nos projetos estão, por exemplo, a correção para algumas carreiras, como soldados e cabos, aproximando os salários do início de carreira dos cargos mais altos; uma modernização para o Corpo de Bombeiros, com a criação de cargos de Função Privativa Policial para a corporação e para subsídios de policiais civis e científicos. Mudança que acontece para investigadores, por exemplo, que terão ganhos de mil reais nos vencimentos, segundo o Governo.

O líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), reforçou que a categoria deve ter, com a reestruturação, um aumento de 20% em média nos salários.

(Sonora)

O impacto no orçamento será de R$ 78 milhões por ano. A medida vale apenas para servidores ativos e não será incorporada a aposentados e pensionistas e também não se destina aos servidores comissionados.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação