Com direito a um show de motociclistas na rampa da Assembleia, foi oficialmente encerrada a campanha do Outubro Rosa no Legislativo. O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) fez questão de presidir a Sessão Solene que homenageou mulheres que passaram ou que estão passando pelo tratamento contra o câncer de mama, além de médicos oncologistas. Traiano, que perdeu a mulher, vítima de câncer, há mais de 20 anos, relembrou a batalha contra a doença que ela enfrentou, aos 36 anos.
(Sonora)
E é graças a campanhas como o Outubro Rosa, de prevenção ao Câncer de Mama e de colo de útero que as chances de cura redobraram nos últimos anos. Hoje é de 95%.
Na Sessão Solene, que teve a presença também da vice-governadora Cida Borghetti e de diversas outras autoridades, a deputada Cantora Mara Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia e autora da lei que instituiu o Outubro Rosa, disse que sente que mais uma vez cumpriu o compromisso com as mulheres paranaenses na divulgação da campanha, e que o mês termina, mas a prevenção deve ser contínua.
(sonora)
Durante a sessão, certificados de menções honrosas e bonecos de tecido chamados de Anjos do Bem, da artista plástica paranaense, Mariah Rodak foram entregues aos principais apoiadores, às voluntárias da campanha, e a muitas destas mulheres que venceram o câncer,.
O Câncer de mama ainda é o que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, este ano 57 mil novos casos da doença devem surgir no país. No Paraná, os números caem ano a ano e as campanhas de divulgação e mais acesso aos exames como a mamografia têm contribuído para essa queda.