Campanhas educativas colocam o trânsito em debate

30/05/2016 17h32 | por Kharina Guimarães
Podcast
(Descrição do áudio))

Os acidentes de trânsito mataram 43 mil pessoas no Brasil. Desse total, três mil mortes foram registradas no Paraná. Os dados preliminares de 2014 colocam o país na quarta posição do ranking de mortes no trânsito. Esses e outros dados foram apresentados na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (30), como uma das ações do Movimento Maio Amarelo.

A iniciativa de trazer o assunto ao plenário foi do deputado Hussein Bakri (PSD), autor do projeto de lei que transformou a campanha em política pública no Estado. Um dos oradores foi o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, que ressaltou o impacto do trânsito em outras áreas da sociedade e a importância de falar sobre o tema.

Sonora

Segundo Meger, a cada dez leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) ocupados, sete são usados por acidentados. Os acidentes de trânsito e suas consequências resultam em um prejuízo de R$ 3,9 bilhões por ano. Pelo menos, 50 mil pessoas ficam com sequelas em decorrência de acidentes só no Paraná. 

Uma das ações criadas para reduzir o número de acidentes é o Movimento Maio Amarelo, para um trânsito mais seguro e humano. O vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária explica que, em apenas três anos, as ações já são consideradas positivas.

Sonora

Paralelamente, o Detran/PR também desenvolve ações na área da educação. A “Campanha 31 Dias para Mudar o Trânsito”, com vídeos mostrando condutas no trânsito, atingiu mais de 2,5 milhões de visualizações. A instituição também distribui material didático e oferece capacitação para professores, para que o trânsito seja trabalhado em sala de aula de forma interdisciplinar. Juan Ramón Soto Franco, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran/PR, ressalta a importância de atingir as crianças e adolescentes.

Sonora

O Paraná também conta com a Escola Pública de Trânsito. Uma estrutura com 16 estúdios, sendo cinco nas principais cidades do interior, que servem de base para a produção e divulgação de material para formação e reciclagem, atendendo, simultaneamente, 64 cidades em todo o Estado.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação