Os acidentes de trânsito mataram 43 mil pessoas no Brasil. Desse total, três mil mortes foram registradas no Paraná. Os dados preliminares de 2014 colocam o país na quarta posição do ranking de mortes no trânsito. Esses e outros dados foram apresentados na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (30), como uma das ações do Movimento Maio Amarelo.
A iniciativa de trazer o assunto ao plenário foi do deputado Hussein Bakri (PSD), autor do projeto de lei que transformou a campanha em política pública no Estado. Um dos oradores foi o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, que ressaltou o impacto do trânsito em outras áreas da sociedade e a importância de falar sobre o tema.
Sonora
Segundo Meger, a cada dez leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) ocupados, sete são usados por acidentados. Os acidentes de trânsito e suas consequências resultam em um prejuízo de R$ 3,9 bilhões por ano. Pelo menos, 50 mil pessoas ficam com sequelas em decorrência de acidentes só no Paraná.
Uma das ações criadas para reduzir o número de acidentes é o Movimento Maio Amarelo, para um trânsito mais seguro e humano. O vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária explica que, em apenas três anos, as ações já são consideradas positivas.
Sonora
Paralelamente, o Detran/PR também desenvolve ações na área da educação. A “Campanha 31 Dias para Mudar o Trânsito”, com vídeos mostrando condutas no trânsito, atingiu mais de 2,5 milhões de visualizações. A instituição também distribui material didático e oferece capacitação para professores, para que o trânsito seja trabalhado em sala de aula de forma interdisciplinar. Juan Ramón Soto Franco, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran/PR, ressalta a importância de atingir as crianças e adolescentes.
Sonora
O Paraná também conta com a Escola Pública de Trânsito. Uma estrutura com 16 estúdios, sendo cinco nas principais cidades do interior, que servem de base para a produção e divulgação de material para formação e reciclagem, atendendo, simultaneamente, 64 cidades em todo o Estado.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.