Cantora Mara Lima fala em Plenário sobre a campanha "Agosto Azul"

06/08/2013 18h00 | por Nádia Fontana
Deputada Cantora Mara Lima (PSDB).

Deputada Cantora Mara Lima (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputada Cantora Mara Lima (PSDB).
Ao falar na abertura da sessão plenária desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa, sobre a campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, a deputada Cantora Mara Lima (PSDB) destacou a importância dessa ação que tem o objetivo de despertar nos homens a necessidade de cuidados permanentes com a saúde. Promovida pelo Governo do Estado, a campanha objetiva implementar medidas educativas que tragam mudanças de hábitos entre a população masculina.

Neste ano, tendo a prevenção da violência como tema central, o “Agosto Azul” destaca as principais causas de morte dos homens com idade entre 20 e 59 anos.  A campanha foi instituída no Paraná pela Lei estadual nº 17.099, de 28 de março de 2012, resultado de um projeto de lei apresentado pela deputada Cantora Mara Lima. A parlamentar lembra que a dificuldade do diagnóstico precoce de doenças nos homens é um dos motivos para que a expectativa de vida de pessoas do sexo masculino seja pelo menos sete anos inferior ao das mulheres.

Participaram desta sessão, Rubens Bendlin, coordenador da divisão de saúde do homem da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) e Jorge Lyra, fundador do Instituto Papai, uma ONG que atua no Pernambuco. Em seus pronunciamentos eles enfatizaram a necessidade da quebra de preconceitos que, na maioria das vezes, afastam os homens de exames preventivos, como o de câncer de próstata. “Cada um de nós pode contribuir para transformar essa cultura machista que ainda se faz presente em nossa sociedade”, assinalou Lyra. O deputado Artagão de Mattos Leão (PMDB), que presidia a sessão plenária neste momento, parabenizou o Governo do Estado pela campanha, acrescentando que as ações têm o mérito de contribuir para a preservação da qualidade de vida dos homens e, por consequência, de todo a sociedade.

Violência
– Além das questões relacionadas diretamente com a saúde, a Secretaria da Saúde do Paraná vem chamando a atenção para dados que revelam que cerca de 90% das mortes por agressões em adultos são do sexo masculino. Essas estatísticas mostram que os homens estão morrendo cada vez mais por causas externas, sobretudo violência interpessoal. Os acidentes de trânsito também influenciam na mortalidade precoce dos homens. Geralmente, eles estão ligados à imprudência dos condutores e à combinação de álcool e direção.

De acordo com a Secretaria da Saúde, estima-se que a cada dez pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Paraná, oito são do sexo masculino. O número é ainda mais alarmante quando se trata de mortes por agressão. Neste quesito, a cada dez mortes, nove são de homens. A campanha prevê a realização de inúmeras ações no Paraná, durante todo o mês, e conta com a participação de diversas entidades do poder público e da sociedade civil organizada. Em diversos municípios ocorrem blitzes educativas, caminhadas, seminários, debates, oficinas e palestras em empresas. A programação completa está disponível no site www.saude.pr.gov.br. Durante todo o mês de agosto o complexo da Assembleia Legislativa, no Centro Cívico – assim como diversos outros prédios públicos – será iluminado por luzes azuis, como uma forma de chamar a atenção da população para a campanha.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação