Caravana da Cidadania desembarca nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa Os 31 finalistas vão defender seus projetos e conhecer a sede dos três Poderes do Estado, além do Ministério Público. Visita aos principais pontos turísticos da capital também está incluída no roteiro.

13/11/2019 14h12 | por Eduardo Santana
Cerimônia de premiação da edição 2017 da Caravana da Cidadania que integra o projeto Geração Atitude

Cerimônia de premiação da edição 2017 da Caravana da Cidadania que integra o projeto Geração AtitudeCréditos: Dálie Felberg/Assembleia

Cerimônia de premiação da edição 2017 da Caravana da Cidadania que integra o projeto Geração Atitude

A Caravana da Cidadania desembarca nesta terça-feira (19) em Curitiba trazendo o empenho e a motivação dos 31 alunos da rede pública estadual selecionados para participar da última etapa da 5ª edição do Geração Atitude. Esta fase do programa dá aos jovens estudantes a oportunidade de virem à capital, conhecer a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, defender a proposta de lei apresentada em plenário e, futuramente, poder ter as suas ideias transformadas em leis estaduais.  

“O Geração Atitude veio justamente para provocar e estimular os nossos jovens estudantes, valorizando o debate democrático de ideias, o exercício cotidiano da cidadania, a participação política, o engajamento dentro das comunidades – começando pela comunidade escolar. E a Caravana da Cidadania é justamente o coroamento deste processo, cultivado ao longo de todo ano”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Para nós é fundamental que possamos cada vez mais aproximar a Assembleia Legislativa como instituição da população”, complementou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia.

Caravana - Além dos alunos de cada uma das regionais de ensino, participam da Caravana da Cidadania também os professores responsáveis pela orientação dos estudantes classificados. Uma agenda recheada os espera. O dia 18 está reservado para a chegada dos participantes vindos de todo o Paraná. Na terça-feira (19), a primeira parada é na Assembleia Legislativa. Todos serão recebidos cedinho pelo presidente da Casa, Ademar Traiano.

Em seguida irão conhecer a Assembleia e terão a oportunidade de defender no miniparlamento as proposições selecionadas. Depois do almoço, os estudantes vão acompanhar a reunião da Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, a sessão plenária. Será o momento tão esperado para a divulgação do projeto vencedor do certame neste ano.

Na quarta-feira (20), estão previstas visitas às sedes do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ao Palácio Iguaçu e ao Museu Oscar Niemayer (MON). Já na quinta-feira (21), os participantes da Caravana da Cidadania irão visitar o Ministério Público estadual e também farão um passeio no ônibus da Linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba.

Propostas – Ao total, foram cadastradas 262 propostas desenvolvidas pelos estudantes da rede pública estadual para a 5ª edição do Geração Atitude. A maioria das propostas é voltada para as áreas da educação, saúde, meio ambiente, segurança e acessibilidade. Todas essas propostas foram analisadas por uma banca composta por integrantes do Legislativo paranaense que avaliou a qualidade dos trabalhos apresentados, conforme os critérios de constitucionalidade e legalidade; obediência às normas da língua portuguesa; criatividade e originalidade.

Projetos vencedores – Dois dos projetos vencedores do Geração Atitude já se transformaram em leis estaduais. Na edição de 2015, a proposta vencedora foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.

Em 2017, o jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar. O texto se transformou na Lei Estadual 19.678, do dia 27 de setembro de 2018.

Já no ano passado, foram dois os projetos vencedores do Geração Atitude. Os alunos secundaristas Luiz Augusto Rodrigues, de Ponta Grossa, e João Pedro Leal, de Boa Esperança, viram suas propostas, muito similares entre si, escolhidas entre os 32 projetos finalistas. As proposições tratam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.

O programa - O “Geração Atitude” foi formalizado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná. O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

Confira a seguir a relação dos estudantes autores dos 31 melhores projetos de lei apresentados e selecionados para participar da Caravana da Cidadania, em Curitiba:

 

1 - Mariane Silvério

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Toledo

Projeto: Dispõe da criação do programa Paraná Consciente, destinado à compreensão do Orçamento Público pelos jovens do Ensino Médio e Técnico da Rede Pública estadual.

 

2 – Marcos Gabriel Ortega

Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Cruzeiro do Sul

Projeto - Institui o Programa Programando o Futuro, que tem por objetivo levar o ensino de linguagens de programação, como atividade extracurricular, nos estabelecimentos públicos de ensino médio no estado do Paraná.

 

3 - Cleverson Douglas Maciel de Almeida Junior

Colégio Estadual Professora Renné Carvalho de Amorim – Pontal do Paraná

Projeto: Estabelece a distribuição do texto integral e atualizado da Constituição Federal para alunos das escolas da rede pública de ensino no Estado do Paraná e dá outras providências.

 

4 - Naielle Gerber Becher

Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper – Manoel Ribas

Projeto: Regulamenta normas para o gerenciamento de materiais eletrônicos não mais utilizados no Estado do Paraná.

 

5 - Tayla Monique da Silva Esser

Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper – Manoel Ribas

Projeto: Regulamentar o uso de papel reciclável e atividades escolares online nas instituições públicas.

 

6 - Jean Aparecido Amarcilio de Jesus

Colégio Estadual Cecília Meireles – São Pedro do Paraná

Projeto: Institui-se o Parlamento Jovem Municipal cujo objetivo é o preparo dos jovens para o exercício da cidadania.

 

7 - Marcos Vinícius Martinson

Colégio Estadual José Pioli – Itaperuçu

Projeto: Regulamenta que os colégios estaduais concedam um curso de empreendedorismo para os alunos do Ensino Médio

 

8 - Welington Aparecido Ramos

Colégio Estadual Conselheiro Carrão – Assaí

Projeto: Regulamenta a obrigatoriedade da adoção de tecnologias verdes em construções de infraestruturas com mais de 200 m² de áreas construída.

 

9 - Emylly Camille Santos Modaelli

Colégio Estadual Duque de Caxias – Goioerê

Projeto: Institui o Projeto de Prevenção aos Transtornos Psicológicos, que tem por objetivo promover conhecimento e tratamento evitando o suicídio.

 

10 - Kethilyn Eduarda Ribeiro Lírio

Colégio Estadual Itacelina Bittencourt – Cianorte

Projeto: Estabelece que cada Instituição de Ensino capacite professores e/ou funcionários com o curso de Primeiros Socorros.

 

11 - Thyago Cordeiro Santos

Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranaguá

Projeto: Dispõe opção para o cidadão paranaense, fazer doação de recursos para APMF das escolas públicas do Programa Nota Paraná.

 

12 - Bruna Aparecida Luz

Colégio Estadual Carlos Drumond de Andrade – Nova Tebas

Projeto: Institui a Semana de Estudos O Direito de Educar e de ser Educado.

 

13 - Amanda Emanoele Assis

Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná – Ventania

Projeto: Institui a obrigatoriedade de ter profissionais da psicologia para atuar em Instituições de Ensino do Paraná.

 

14 - Letícia Marques Leão

Colégio Estadual do Campo Carbonera – Maria Helena

Projeto: Dispõe sobre o livro didático e literaturas digital disponíveis aos alunos da Educação Básica.

 

15 - Julia Vitória Castro da Silva

Colégio Estadual Dom Bosco – Cianorte

Projeto: Estabelece que cada Instituição de Ensino realize palestras sobre Educação Financeira.

 

16 - Adriano Henrique Kertelt

Colégio Estadual do Campo Gonçalves Júnior – Irati

Projeto: Estabelece a Semana da Cidadania do Jovem do Campo, que tem por objetivo o intercâmbio entre as escolas do campo e suas respectivas comunidades, proporcionando atividades culturais, gastronômicas, esportivas, palestras e workshops, bem como a emissão e regularização de documentos.

 

17 - Hesdrielly R. dos Santos

Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello – Castro

Projeto: Dispõe sobre o fornecimento gratuito de carteirinha para todos os estudantes e professores da Rede Estadual de Educação do Paraná.

 

18 - Érica de Oliveira Machado

Colégio Estadual João XXIII – Mamborê

Projeto: Dispõe sobre a instalação de computadores individuais nas Câmaras de Vereadores do Estado do Paraná.

19 - Ariane Dias Grego

Colégio Estadual Carmela Dutra – Guaraci

Projeto: Estabelece a inserção de um profissional formado em psicologia nas redes públicas de ensino.

 

20 - Paola Mocellin

Colégio Estadual Santa Catarina – Coronel Domingos Soares

Projeto: Autoriza a contratação de Professor Especialista em Educação Especial, para promoção da educação inclusiva em escolas do campo de pequeno porte.

 

21 - José Eduardo Saragoza García

Colégio Estadual do Campo Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira – Apucarana

Projeto: Institui o programa Literatura em ação, tem por objetivo o incentivo a leitura e desenvolvimento de novas habilidades.

 

22 - Beatriz dos Santos Ferreira

Colégio Estadual Polivalente – Curitiba

Projeto: Estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de psicologia nas escolas de ensino infantil e fundamental, e dá outras providências.

 

23 - Ágata Cristine Lages

Colégio Estadual Rodolpho Zaninelli – Curitiba

Projeto: Obrigatoriedade da presença de psicólogos nas escolas de ensino público em anos do fundamental e médio.

 

24 - Rita de Cássia de Oliveira Saplak

Colégio Estadual do Campo Prefeito Antonio Witchemichen – Prudentópolis

Projeto: Institui a obrigatoriedade da implantação do projeto "Escola sustentável - Artesanato e bem-estar" nas escolas públicas do Paraná.

 

25 - João Ricardo Monteiro Cruz

Colégio Estadual Vera Cruz – Mandaguari

Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e manutenção de câmeras de monitoramento no interior dos veículos de transporte escolar da rede pública e dá outras providências.

 

26 - Anna Luiza De Col Pinheiro

Colégio Estadual Altair Mongruel – Ortigueira

Projeto: Estabelece a implantação de laboratórios e projetos pilotos para a introdução da robótica no meio educacional público.

 

27 - Adaildo Augusto Okopnik Santos

Colégio Estadual João XXIII – Mamborê

Projeto: Institui a obrigatoriedade da capacitação específica sobre o TEA - Transtorno do Espectro do Autismo aos profissionais da rede pública de ensino.

 

28 – Gabriele Sales da Silva

Colégio Estadual do Campo do Palmital – Boa Esperança

Projeto: Cria o programa "Dia D: propostas de sustentabilidade com o uso do plástico nas escolas" e dá outras providências.

 

29 - Maria Alexandra da Silva

Colégio Estadual Hermínia Lupion – Ribeirão do Pinhal

Projeto: Institui a obrigatoriedade da construção de rampas e outras obras de acessibilidades nas escolas estaduais do Paraná e dá outras providências.

 

30 - Lucas Mateus de Jesus Marsuchelo

Colégio Estadual Professor Malvino de Oliveira - Porecatu

Projeto: Institui o Programa Meu Primeiro Voto, com o objetivo de aumentar a representatividade da juventude nos processos eleitorais.

 

31 - Matheus Spontoni da Silva

Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa – Icaraíma

Projeto: Institui a Semana Municipal da Doação de Sangue em todas as cidades do Estado do Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação