Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Cartilha aponta os caminhos para organizações da sociedade civil terem acesso aos recursos provenientes das emendas parlamentares

Cartilha aponta os caminhos para que organizações da sociedade civil se credenciem a receber emendas.
Cartilha aponta os caminhos para que organizações da sociedade civil se credenciem a receber emendas. Créditos: Arte: Marco Mariano/Alep

Criada para orientar as organizações da sociedade civil (OSCs) no trabalho de buscar recursos públicos para o financiamento de projetos e serviços à comunidade, a “Cartilha sobre Execução de Emendas Parlamentares Estaduais do Paraná para Organizações da Sociedade Civil” foi oficialmente apresentada ao final do seminário “Emendas Parlamentares – Oportunidades de Financiamento Público”, realizado nos dias 17 e 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Paraná.

Trabalho coletivo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Estado do Paraná, da Escola do Legislativo e de outros órgãos da Assembleia Legislativa, a cartilha mostra passo a passo como as OSCs podem se credenciar para obter recursos provenientes das emendas parlamentares, especialmente na esfera estadual.

De acordo com o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, o guia reflete o compromisso da Casa de Leis com a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos em benefício a quem mais precisa.

“Ela foi pensada para apoiar organizações da sociedade civil, gestores municipais e todos aqueles que trabalham para transformar as emendas parlamentares em políticas efetivas para a população. Cada etapa está detalhada: desde o cadastro das entidades até a execução dos recursos e a prestação de contas. O objetivo é garantir que o recurso público seja tratado com seriedade, transparência e responsabilidade, valores que norteiam o nosso trabalho”, ressalta.

Curi destaca que o trabalho é “fruto do trabalho coletivo da Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, pesquisadores e técnicos que se dedicaram a construir um material de orientação claro, transparente e acessível”. E ressalta que ela servirá como uma importante ferramenta de apoio para gestores públicos e dirigentes das OSCs.

“Mais do que um guia técnico, este material é um instrumento de cidadania. Ele democratiza o acesso à informação, fortalece a relação entre Estado, Municípios e sociedade civil, e assegura que cada emenda chegue aonde deve chegar: na vida das pessoas. Com esta cartilha, reafirmamos a missão da Assembleia Legislativa de ser parceira dos paranaenses, promovendo políticas públicas que resultem em desenvolvimento, inclusão e oportunidades para todos.”

Opinião compartilhada por Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo, que destaca que a publicação da cartilha é mais um passo para aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade paranaense, com muita transparência e efetividade.

“A sociedade tem compreendido a importância desse tipo de conhecimento e também nós temos procurado entender quais são as principais demandas. Nesse caso das emendas parlamentares, a gente está seguindo muito o princípio de garantir a transparência na informação, porque hoje a Assembleia destina muitos recursos para o Governo do Estado, os deputados têm essa possibilidade de manejar as emendas e as organizações da sociedade civil e os municípios precisam conhecer melhor o tema, saber como receber e também como utilizar esses recursos e, principalmente, como prestar contas. Então a ideia desta cartilha é abordar todo o ciclo das emendas, da captação à prestação de contas”, afirma.

A cartilha pode ser acessada no portal da Assembleia Legislativa do Paraná ou diretamente na página da Escola do Legislativo.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação