Celepar Admite que Montou Sites que Agrediam Inimigos de Requião

27/03/2008 17h56 | por
O diretor presidente da Celepar, Nizan Pereira, admitiu ao juiz Jederson Suzin, da 1º Vara da Fazenda Pública, que a estatal paranaense foi a responsável pela criação, manutenção e hospedagem do site “Frente Ampla Pelos Avanços Sociais”, comandado por Doático Santos, assessor especial do governo e presidente do PMDB de Curitiba. Nas publicações do site, predominam matérias com agressões aos adversários do governador e críticas e ataques ao prefeito Beto Richa.O depoimento de Nizan admitindo que a empresa do governo do estado montou, manteve e hospedou o site de Doático, foi dado em resposta a uma ação popular movida pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB) para impedir o uso da estrutura do governo do Estado para a manutenção do site, privado, mas mantido e montado com recursos públicos, que estava sendo utilizado para fins políticos. No ofício encaminhado ao juiz, Nizan Pereira relata que o cancelamento do domínio frenteampla.org.br foi efetuado no dia 20 de fevereiro e anexou uma cópia do protocolo do cancelamento. “Mais uma vez precisamos da Justiça para impedir os abusos, desmandos e ilícitos cometidos por esse governo. Quando apontamos falhas o governo diz que criamos factóides. Agora o próprio presidente da Celepar confirma, em documento oficial, que estávamos com a razão”, declarou Rossoni. O deputado aguarda agora o julgamento do mérito da ação e as possíveis sanções que poderão ser aplicadas aos responsáveis por este ato lesivo ao erário público.“Uma empresa estatal jamais poderia usar de sua estrutura para criar e manter um site particular, de um grupo de pessoas que só usavam o espaço para atacar pessoas que não dizem amém aos absurdos cometidos por esse governo”, disse Rossoni. “Agora um coisa precisa ficar bem clara. Não basta retirar o site do ar. Os responsáveis por esse site, que usaram dinheiro e recursos públicos para agredir adversários do governador precisam responder judicialmente por seus atos”, concluiu o deputado. A ação O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) impetrou no dia 20 de fevereiro uma ação popular para impedir a continuidade do uso da estrutura da Celepar para a manutenção do site da entidade “Frente Ampla Pelos Avanços Sociais”. Entre os réus estão os diretores da Celepar, Nizan Pereira e Marco Aurélio Bonato, e também o assessor especial do governador Requião, Doático Santos. No último dia 3 o juiz Jederson Suzin havia concedido liminar favorável ao deputado, exigindo a imediata desvinculação do site dos domínios da Celepar. Na ocasião o juiz considerou um “ato imoral” o fato de utilizar indevidamente a estrutura da Celepar para abrigar um site particular e determinou que a desvinculação ocorresse num prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 400,00 e, ainda, de responder pelo crime de desobediência.