28/10/2011 16h47 | por Nádia Fontana
Presidente da Comissão de Esportes da Alep, deputado Ney Leprevost.Créditos: Sandro Nascimento/Alep
A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa realiza reunião na segunda-feira (31), a partir das 13h30, na sala das Comissões, para debater a segurança do público e dos atletas em eventos de artes marciais, também conhecidos como MMA (Mixed Martial Arts). Nesta reunião serão também homenageados os atletas paranaenses Dayane Amaral, da ginástica rítmica, e Henrique Rodrigues, da natação, que conquistaram medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara de 2011, no México.
O nadador trouxe duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze, e a ginasta conquistou três ouros. Uma das grandes promessas da natação brasileira, Rodrigues conquistou o ouro na modalidade 4x100 e o bronze nos 200 metros medley. O atleta voltou a treinar em Curitiba neste ano para dar início a um projeto específico voltado às Olimpíadas de Londres, para qual já possui índice nos 200 medley. Por outro lado, Dayane é atleta da Associação de Ginástica Rítmica (AGIR) de Curitiba, e participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos. Ela trouxe para casa três medalhas de ouro, conquistadas no Conjunto de Bola, Conjunto de Arco e Fita e Geral.
Os medalhistas são apoiados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, elaborada pelo deputado Ney Leprevost (PP) quando exerceu o cargo de vereador em Curitiba. Essa lei já beneficiou mais de 19 mil atletas paranaenses. “Ver dois atletas apoiados pela nossa lei receberem medalhas em uma competição internacional de altíssimo nível é a prova de que o incentivo ao esporte é o caminho para formarmos atletas de elite. Manter desde cedo as crianças na escola e em contato com o esporte pode sim trazer benefícios não só a quem pratica, mas ao país também”, afirma Leprevost, presidente da Comissão de Esportes do Legislativo.
Ele informou ainda que com o apoio dos deputados Reni Pereira (PSB), César Silvestri Filho (PPS) e André Bueno (PDT), a Assembleia está avançando na elaboração de uma Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, “para que cada vez mais atletas paranaenses possam alcançar os lugares mais altos dos pódios esportivos”. Dayane Amaral e Henrique Rodrigues serão homenageados com menções honrosas.
Participam dos debates sobre a segurança em eventos de artes marciais representantes das secretarias de Estado do Esporte e da Segurança Pública, de academias de artes marciais paranaenses e federações de luta do estado. Além de Leprevost, integram a Comissão de Esportes do Legislativo os deputados Ademir Bier (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Elio Lino Rusch (DEM), Elton Welter (PT), Jonas Guimarães (PMDB) e Leonaldo Paranhos (PSC).
Curitiba - De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano na Capital do estado e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos. Em contrapartida, o atleta incentivado precisa prestar contas durante e ao final de cada semestre, bem como participar de ações que visem à promoção social no Município.
Os interessados têm duas oportunidades por ano para protocolar seus projetos na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – a primeira em março (de 1º a 31) e a segunda em setembro (de 1º a 30). Durante os meses de fevereiro e agosto, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude promove palestras para orientar na elaboração de projetos para a Lei de Incentivo.