Comissão de Saúde anuncia reunião para debater prevenção ao câncer colorretal

13/03/2012 12h12 | por Sandra C. Pacheco
Reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná.

Reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois/Alep

Reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná.
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa reuniu-se na manhã desta terça-feira (13) para analisar seis projetos de lei. Destes, cinco tiveram parecer favorável e apenas um foi rejeitado, o nº 792/11, de autoria do deputado Evandro Júnior (PSDB), instituindo uma política estadual de mobilização para doação de medula óssea. Como o assunto já é disciplinado em lei, os parlamentares consideram desnecessário um novo dispositivo legal com esse fim.

Ao encerrar os trabalhos, o presidente da comissão, deputado Dr. Batista (PMN), convocou os demais membros para uma reunião que acontecerá no próximo dia 27 de março, às 10 horas, na Sala das Comissões da Assembleia, com o objetivo de debater medidas preventivas contra o câncer do colorretal e a instituição de uma semana estadual de prevenção a esse tipo de doença, cuja incidência aumenta significativamente nas pessoas com mais de 50 anos.

Um projeto de lei nesse sentido foi apresentado pelo deputado e está em tramitação na Casa. Além do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, participará das discussões a professora da Universidade Federal do Paraná, Graziele Morais Losso, especialista em Biotecnologia Molecular do câncer colorretal.

Aprovados – Foram aprovados na reunião de hoje o projeto de lei nº 686/11, de autoria do deputado Gilberto Ribeiro (PSB), dispondo sobre a afixação de cartazes sobre doenças sexualmente transmissíveis em locais públicos que específica; o projeto de lei nº 930/11, de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), definindo a responsabilidade da destinação de medicamentos em desuso; o projeto de lei nº 465/11, de autoria dos deputados Dr. Batista e Cheida, proibindo a comercialização de cigarros com aditivos de sabores; o projeto de lei nº 666/11, do deputado Evandro Júnior (PSDB), determinando que laboratórios e clínicas de análise sanguínea sugiram a pacientes e clientes a possibilidade de doação de sangue para amostra com o objetivo de manutenção do banco de dados de eventuais doadores de medula óssea; e o projeto de lei nº 558/11, de autoria do deputado Péricles de Mello (PT), obrigando empresas poluidoras a contratarem responsáveis técnicos em meio ambiente.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação