Desemprego – O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do Governo, manifestou sua preocupação em relação ao cenário da economia brasileira, que registra a queda do poder aquisitivo da população e um crescente índice de desemprego. O deputado citou ainda o caso do estado do Espírito Santo, que enfrenta uma paralisação da Polícia Militar. E falou sobre “as medidas duras” adotadas pelo Paraná para garantir o pagamento dos salários dos servidores em dia, bem como o funcionamento dos serviços públicos. Informou que nenhuma nova medida administrativa do Executivo deve ser votada na Assembleia; que novos Polícias Militares estão sendo chamados e que professores aprovados em concurso público devem ser chamados em breve. Também cumprimentou o deputado Tadeu Veneri (PT), que acaba de ser reconduzido à liderança da bancada da Oposição.
Honra – O deputado Luís Corti (PSC), que assumiu o mandato em janeiro, utilizou pela primeira vez a tribuna da Assembleia Legislativa e demonstrou a sua satisfação em poder ter esse canal de comunicação com os paranaenses. Ele agradeceu aos 20.495 eleitores que votaram nele e que lhe permitiram assumir o mandato. Agradeceu ainda todos àqueles que, ao longo da sua vida pública, o ajudaram para esse momento. “Venho com a força e a esperança do inconformismo daqueles que sofrem pela falta de teto e pela dor. Venho com a esperança de construir um Paraná um pouco melhor do que ele foi até esse instante”, disse Corti.
Orçamento – Ao falar da tribuna o líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), agradeceu os cumprimentos recebidos da liderança do Governo e disse que espera fazer um bom trabalho nesta função, que volta a assumir no Parlamento. Ele saudou ainda o deputado Luís Corti (PSC), que havia acabado de fazer o seu primeiro pronunciamento em Plenário. Por fim, Veneri destacou a importância da discussão do veto (que estava na pauta da sessão) ao projeto de lei do Executivo (nº 463/2016), que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2017 (Orçamento). Neste caso, o veto parcial incidia sobre as disposições do § 2º do artigo 3º e do orçamento do Ministério Público do Estado do Paraná, apresentado no Anexo III do texto. O deputado, que disse não concordar com o veto, fez um apelo para que o mesmo fosse derrubado, mantendo-se a proposta orçamentária original.
*Veja no vídeo a íntegra dos pronunciamentos.