Agronegócios – O deputado José Carlos Schiavinato (PP) destacou a importância do agronegócio para o Paraná, especialmente para a região de Toledo. Citou empreendimentos que surgiram no estado impulsionados pelo desenvolvimento da avicultura e da suinocultura, que atuam com rigoroso padrão fitossanitário. E lembrou que já vivenciou um momento de prejuízos enfrentado pelo setor – semelhante aos provocados pela Operação “Carne Fraca” – quando surgiram notícias, há mais de dez anos, de focos de febre aftosa.
Saúde – O líder do PMDB, deputado Nereu Moura, mostrou preocupação com os investimentos em saúde feitos pelo Governo do Estado. Segundo ele, o Governo teria R$ 832 milhões em dívidas com fornecedores e prestadores de serviço da Secretaria de Saúde (SESA). Moura também vê a necessidade de uma reflexão sobre o projeto de lei nº 88/2017, do Poder Executivo, que tramita na Alep e prevê a participação privada no SUS no Paraná. Ele disse que existe um parecer da Procuradoria Geral do Estado que reprova alguns procedimentos da SESA e que é preciso ter acesso a esse parecer.
Saúde II – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), rebateu os dados apresentados pelo líder do PMDB, dizendo que nenhum Governo investiu mais em saúde do que o governador Beto Richa (PSDB), e que o Paraná tem uma gestão realmente profissional nesta área. Também defendeu a aprovação do projeto de lei 88/2017, que seria um "marco regulatório fundamental" para o atendimento em saúde, lembrando que as parcerias privadas não representam uma terceirização dos atendimentos.
Hospital – O líder do PDT, deputado Nelson Luersen, falou sobre as reivindicações que recebeu de funcionários do Hospital Regional de Francisco Beltrão, que estão preocupados com a terceirização de alguns serviços, como os relacionados à cozinha e à limpeza. Segundo o parlamentar, a instituição conta com servidores concursados para exercer essas mesmas funções. Por isso, ele considerou importante que a situação seja devidamente averiguada.
Previdência – O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, fez uma breve prestação de contas do seminário que aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), na Assembleia, que discutiu a reforma da Previdência Social, conforme proposta em debate no Congresso Nacional. Participou da discussão o advogado Ludimar Rafanhim, especialista na área. Veneri manifestou sua preocupação com as mudanças propostas, argumentando que está sendo retiranda a maior parte da proteção social conquistada pelos brasileiros na Constituição Federal (1998).