Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta quarta-feira (24) A crise política e o eventual afastamento do presidente Temer dominaram os discursos, com palavras de apoio e críticas à proposta das diretas.

24/05/2017 12h20 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

Duplicação – O deputado Fernando Scanavaca (PDT), primeiro orador a falar na tribuna na sessão desta quarta-feira (24), que foi antecipada para o horário da manhã, manifestou sua satisfação pelo encontro que iria acontecer em seguida com o governador Beto Richa para discutir a duplicação da PR-323, localizada na região Noroeste do Paraná. “Tenho certeza que hoje, depois do grande entendimento com o consórcio da parceria público-privada, teremos uma solução para concretizar o sonho da duplicação da PR-323. Lideranças da região vão participar desse encontro”, destacou. Ele disse ainda que só podia agradecer ao governador pelo empenho em buscar uma solução para essa estrada, que é muito importante para os paranaenses.

Emprego – O deputado Claudio Palozi (PSC) destacou a geração de empregos ocorrida no primeiro trimestre do ano, com destaque para dez cidades do estado que estão entre as que mais empregaram no país, como Curitiba, Maringá, Palotina e Rio Negro. Também destacou que a Região Metropolitana de Curitiba foi a que mais se teve êxito entre todas as regiões metropolitanas do país. Para ele, esse resultado “é muito importante, porque é um bom sinal de desenvolvimento e geração de renda que ajuda a fomentar a economia do nosso estado”.

Eleições diretas – O deputado Péricles de Mello (PT) disse que as recentes manifestações de parlamentares sobre a crise que envolve o Governo Federal provocaram “preocupações”, principalmente em relação ao entendimento revelado sobre a proposta de eleições diretas. Disse acreditar que esse ainda é o melhor caminho para o país, que deveria contar também com uma Constituinte exclusiva. “Essa crise é o reflexo de um conflito que globalizou a economia. Há uma dominação do capital estrangeiro”, comentou. Informou ainda que o PT está conversando com lideranças de outras siglas buscando uma solução para essa crise que precisa de “inovação”. Disse que diante deste cenário “podem surgir novos partidos, alinhados com os desejos dos brasileiros”.

Eleições diretas II – O deputado Professor Lemos (PT) destacou o dia de mobilização que acontece em Brasília, nesta quarta-feira (24), com caravanas de muitos trabalhadores de diversas regiões do país e também aqui do Paraná. O ato tem o mote de “Diretas Já – nenhum direito a menos”, e conta com a presença de “entidades representativas de vários segmentos do campo e da cidade”. No pronunciamento, o deputado criticou a forma como o então vice-presidente, Michel Temer (PMDB), agiu no processo de impeachment da ex-presidente Dilma (PT), que teve dificuldades para “governar em um período de crise, o que culminou com a saída de empresas do país, piorando a situação da economia, gerando milhões de desempregados e um impacto negativo na receita do Governo”.

Eleições diretas III – O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que falou no horário de seu partido, também comentou o cenário político atual destacando que “as denúncias feitas contra o Governo de Michel Temer são graves e produziram graves impactos”. Informou que o PSB já tomou uma posição e que considera que uma eleição direta é a alternativa coerente para o país retornar à democracia e à estabilidade. O deputado acrescentou ainda que o PSB se manifestou favoravelmente ao pedido de impeachment de Temer e apoia a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a realização de eleições diretas.

Eleições diretas IV – Uma avaliação do quadro político atual do país foi realizada pelo deputado Felipe Francischini (SD), quando destacou que o “ocorrido com a ex-presidente Dilma não foi golpe, e que o presidente Temer foi eleito na chapa dela, inclusive com grande atuação do partido dele, o PMDB, na conquista de votos”. O deputado criticou o movimento que defende eleição direta em caso de afastamento do presidente Temer, o que para ele é uma afronta à Constituição, que não prevê essa possibilidade e não pode ser alterada a todo instante em “razão de interesses específicos”. Ele disse ainda que “os mesmos que defendem as ‘Diretas’ no Brasil, com o objetivo político de voltar ao poder, não defendem as eleições diretas na Venezuela”.

Eleições diretas V – O cenário político nacional foi, igualmente, o tema tratado pelo líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), que propôs uma reflexão sobre os últimos acontecimentos. Ele disse que tem ouvido com muito cuidado todas as manifestações e que entende ser importante encontrar uma “saída política para essa situação, e não uma saída jurídica”. “Tem gente que acha que um golpe militar resolve”, criticou. Acrescentou que “sem política o que temos é ditadura”. “Por pior que seja a situação, hoje, todos ainda podem expressar suas opiniões”, frisou. E fez um apelo pedindo para que os brasileiros saibam, neste momento, respeitar as diferenças. “Defendo o Parlamento e o direito das pessoas se manifestarem dentro do respeito”, concluiu.