Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta segunda-feira (6) Os deputados se revezaram na tribuna debatendo temas como um eventual reajuste das tarifas da Sanepar e protestos contra a reforma previdenciária.

06/03/2017 18h03 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna 06/03/2017

Direto da Tribuna 06/03/2017Créditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna 06/03/2017


Receita Estadual – O deputado Requião Filho (PMDB) usou a tribuna do Plenário para falar sobre uma possível delação premiada que estaria sendo negociada com o Ministério Público e envolveria denúncias sobre supostas irregularidades ocorridas na Receita Estadual.  Comentou sobre suas expectativas em relação aos resultados da investigação.

 

Mulheres – O deputado Claudio Palozi (PSC) falou das atividades desenvolvidas pelo hospital UOPECCAN de Umuarama no tratamento do câncer e no movimento solidário das mulheres em muitas ações desenvolvidas sem receber nada financeiramente em troca, como na Casa de Apoio Vita Vitória, que funciona paralelamente à instituição. Também pediu um investimento maior em Saúde pelo Governo do Estado, dos atuais 12% para 15% da receita.  

 

Escarpa Devoniana – A importância de uma publicação que trata da região denominada “Escarpa Devoniana”, entregue aos parlamentares, foi destacada pelo deputado Péricles de Mello (PT). O tema será debatido sexta-feira (10), em Ponta Grossa, durante audiência pública. Ele também manifestou preocupação com a situação dos contratos de trabalho dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná e bailarinos da Companhia de Balé do Teatro Guaíra. Segundo Péricles, que é presidente da Comissão de Cultura, os deputados vão intermediar uma negociação com o Governo para garantir a manutenção dos artistas.

 

Sanepar – O deputado Tadeu Veneri (PT) voltou a cobrar explicações sobre o possível aumento da tarifa da água e esgoto pela Sanepar. O pedido já foi enviado à AGEPAR, a quem compete autorizar ou não o reajuste. Veneri disse que hoje se cogita um aumento de 26% e que nos últimos seis anos os reajustes totalizaram 106%, diante 55% de inflação medida pelo IPCA. Ele cogitou que esse aumento seria para beneficiar os acionistas da empresa.  

 

Anel de integração – “Essa é uma obra sonhada por todos. Vai contribuir com o desenvolvimento da região e também salvará muitas vidas”, disse o deputado Marcio Nunes (PSD), ao falar no Plenário sobre as obras que aperfeiçoam o anel de integração viária e trazem benefícios para as regiões de Campo Mourão e Maringá.   Nunes falou ainda sobre a importância da inauguração das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinhalzinho, em Umuarama.

 

Previdência – O movimento organizado por mulheres da agricultura familiar contrárias à reforma da Previdência e que se mobilizarão no dia 8 de março foi lembrado pelo deputado Professor Lemos (PT). O parlamentar disse que a medida do Governo Federal é prejudicial aos trabalhadores brasileiros. "Precisamos nos somar à luta da classe trabalhadora do Brasil contra a reforma da Previdência, porque ela não é para reformar, ela é para acabar com o sistema previdenciário".  

 

Impostos – O deputado Marcio Pauliki (PDT) lamentou a notícia de que a distribuidora de produtos eletrônicos, culturais e eletrodomésticos – a Fnac Darty – irá se retirar do Brasil. Ele leu trechos de um comunicado da empresa no qual a cadeia de lojas diz ter cansado da burocracia, das cobranças e da falta de retorno do poder público.   “Eu que sou empreendedor e gestor público fico envergonhado porque, infelizmente, estamos acostumados com esse ambiente injusto, ao qual somos submetidos para vender nossos produtos”, disse. Ele defende uma reforma tributária e trabalhista imediata, entre outras mudanças.

 

Educação - O deputado Stephanes Júnior (PSB) criticou a possibilidade de uma nova greve dos professores do Paraná. Afirmou que os alunos não podem ser novamente prejudicados por um sindicato corporativista e que trabalha em favor de um partido político.

 

Investigação – O líder do PMDB, deputado Nereu Moura, pediu apoio aos parlamentares para a instalação de uma CPI que teria o objetivo de investigar possíveis desvios de recursos ocorridos no setor de Educação nos últimos Governos. Nereu Moura voltou a falar também sobre a prestação de contas feita na semana passada pelo secretário de Estado da Fazenda e criticou as participações dele em diversos conselhos de autarquias estaduais.

 

Tecnologia – Atrair a maior participação popular no processo legislativo através dos canais digitais é o que pretende o deputado Evandro Júnior (PSDB) ao propor a alteração da nomenclatura do Bloco Parlamentar Municipalista para Bloco Parlamentar Digital. "A realidade do mundo está mudando graças à internet. O site da Assembleia é transparente, mas podemos buscar uma maior interação para atrair ainda mais o cidadão para essa Casa".

 

Pedágio – O deputado Tercílio Turini (PPS) abordou a questão do pedágio e os elevados custos para a safra. Lembrou que o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) é o relator no Congresso Nacional da MP que autoriza a prorrogação e a nova licitação de contratos de parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário. Ele também chamou a atenção para a qualidade da água: “Até pouco tempo crianças morriam de diarreia. Hoje a situação é bem diferente”, disse ele, que é médico, e chamou a atenção para mudanças que podem ocorrer nas tarifas da Sanepar.

 

Saúde – A presença do secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, para prestar contas referentes ao 3º quadrimestre da Pasta foi destacada pelo deputado Doutor Batista (PMN). A audiência pública acontece nesta quarta-feira às 10 horas.

 

Água – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), repercutiu os discursos proferidos na tarde de hoje (6) e informou que a bancada do Governo está discutindo a questão da Sanepar, que deve colocar parte das ações no mercado. Confirmou que o diretor presidente da AGEPAR (Agência Reguladora do Paraná), Cezar Silvestri, estará na Assembleia, no próximo dia 8, para falar de forma transparente sobre essa questão, inclusive, será avaliada a decisão de abertura do procedimento de consulta pública da revisão tarifária periódica da Sanepar – para recebimento de contribuições – e a realização de uma audiência pública.  Afirmou ainda “confiar no Ministério Público”, que está investigando possíveis irregularidades que teriam ocorrido na Receita Estadual. 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação