Receita Estadual – O deputado Requião Filho (PMDB) usou a tribuna do Plenário para falar sobre uma possível delação premiada que estaria sendo negociada com o Ministério Público e envolveria denúncias sobre supostas irregularidades ocorridas na Receita Estadual. Comentou sobre suas expectativas em relação aos resultados da investigação.
Mulheres – O deputado Claudio Palozi (PSC) falou das atividades desenvolvidas pelo hospital UOPECCAN de Umuarama no tratamento do câncer e no movimento solidário das mulheres em muitas ações desenvolvidas sem receber nada financeiramente em troca, como na Casa de Apoio Vita Vitória, que funciona paralelamente à instituição. Também pediu um investimento maior em Saúde pelo Governo do Estado, dos atuais 12% para 15% da receita.
Escarpa Devoniana – A importância de uma publicação que trata da região denominada “Escarpa Devoniana”, entregue aos parlamentares, foi destacada pelo deputado Péricles de Mello (PT). O tema será debatido sexta-feira (10), em Ponta Grossa, durante audiência pública. Ele também manifestou preocupação com a situação dos contratos de trabalho dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná e bailarinos da Companhia de Balé do Teatro Guaíra. Segundo Péricles, que é presidente da Comissão de Cultura, os deputados vão intermediar uma negociação com o Governo para garantir a manutenção dos artistas.
Sanepar – O deputado Tadeu Veneri (PT) voltou a cobrar explicações sobre o possível aumento da tarifa da água e esgoto pela Sanepar. O pedido já foi enviado à AGEPAR, a quem compete autorizar ou não o reajuste. Veneri disse que hoje se cogita um aumento de 26% e que nos últimos seis anos os reajustes totalizaram 106%, diante 55% de inflação medida pelo IPCA. Ele cogitou que esse aumento seria para beneficiar os acionistas da empresa.
Anel de integração – “Essa é uma obra sonhada por todos. Vai contribuir com o desenvolvimento da região e também salvará muitas vidas”, disse o deputado Marcio Nunes (PSD), ao falar no Plenário sobre as obras que aperfeiçoam o anel de integração viária e trazem benefícios para as regiões de Campo Mourão e Maringá. Nunes falou ainda sobre a importância da inauguração das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinhalzinho, em Umuarama.
Previdência – O movimento organizado por mulheres da agricultura familiar contrárias à reforma da Previdência e que se mobilizarão no dia 8 de março foi lembrado pelo deputado Professor Lemos (PT). O parlamentar disse que a medida do Governo Federal é prejudicial aos trabalhadores brasileiros. "Precisamos nos somar à luta da classe trabalhadora do Brasil contra a reforma da Previdência, porque ela não é para reformar, ela é para acabar com o sistema previdenciário".
Impostos – O deputado Marcio Pauliki (PDT) lamentou a notícia de que a distribuidora de produtos eletrônicos, culturais e eletrodomésticos – a Fnac Darty – irá se retirar do Brasil. Ele leu trechos de um comunicado da empresa no qual a cadeia de lojas diz ter cansado da burocracia, das cobranças e da falta de retorno do poder público. “Eu que sou empreendedor e gestor público fico envergonhado porque, infelizmente, estamos acostumados com esse ambiente injusto, ao qual somos submetidos para vender nossos produtos”, disse. Ele defende uma reforma tributária e trabalhista imediata, entre outras mudanças.
Educação - O deputado Stephanes Júnior (PSB) criticou a possibilidade de uma nova greve dos professores do Paraná. Afirmou que os alunos não podem ser novamente prejudicados por um sindicato corporativista e que trabalha em favor de um partido político.
Investigação – O líder do PMDB, deputado Nereu Moura, pediu apoio aos parlamentares para a instalação de uma CPI que teria o objetivo de investigar possíveis desvios de recursos ocorridos no setor de Educação nos últimos Governos. Nereu Moura voltou a falar também sobre a prestação de contas feita na semana passada pelo secretário de Estado da Fazenda e criticou as participações dele em diversos conselhos de autarquias estaduais.
Tecnologia – Atrair a maior participação popular no processo legislativo através dos canais digitais é o que pretende o deputado Evandro Júnior (PSDB) ao propor a alteração da nomenclatura do Bloco Parlamentar Municipalista para Bloco Parlamentar Digital. "A realidade do mundo está mudando graças à internet. O site da Assembleia é transparente, mas podemos buscar uma maior interação para atrair ainda mais o cidadão para essa Casa".
Pedágio – O deputado Tercílio Turini (PPS) abordou a questão do pedágio e os elevados custos para a safra. Lembrou que o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) é o relator no Congresso Nacional da MP que autoriza a prorrogação e a nova licitação de contratos de parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário. Ele também chamou a atenção para a qualidade da água: “Até pouco tempo crianças morriam de diarreia. Hoje a situação é bem diferente”, disse ele, que é médico, e chamou a atenção para mudanças que podem ocorrer nas tarifas da Sanepar.
Saúde – A presença do secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, para prestar contas referentes ao 3º quadrimestre da Pasta foi destacada pelo deputado Doutor Batista (PMN). A audiência pública acontece nesta quarta-feira às 10 horas.
Água – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), repercutiu os discursos proferidos na tarde de hoje (6) e informou que a bancada do Governo está discutindo a questão da Sanepar, que deve colocar parte das ações no mercado. Confirmou que o diretor presidente da AGEPAR (Agência Reguladora do Paraná), Cezar Silvestri, estará na Assembleia, no próximo dia 8, para falar de forma transparente sobre essa questão, inclusive, será avaliada a decisão de abertura do procedimento de consulta pública da revisão tarifária periódica da Sanepar – para recebimento de contribuições – e a realização de uma audiência pública. Afirmou ainda “confiar no Ministério Público”, que está investigando possíveis irregularidades que teriam ocorrido na Receita Estadual.