De acordo com iniciativa do deputado Schiavinato (PP), autor do projeto que resultou na Lei nº 18.718/2016, instituindo a politica de mobilidade sustentável e incentivo ao uso da bicicleta, a Assembleia Legislativa sediou na manhã desta segunda-feira (21) a posse dos conselheiros do Programa Estadual Ciclo Paraná, instituído pelo Decreto Estadual nº 1517/2015, com o objetivo de implementar ações que consolidem o uso da bicicleta como meio de transporte, prática esportiva e de lazer.
O evento contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti; do cônsul geral do Reino dos Países Baixos, Robert Willen Ruijter; do presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, José Carlos Assunção Beloto; do ex-deputado e coordenador do Grupo de Revitalização do Rio Iguaçu (SANEPAR), Mário Celso Cunha; entre outras autoridades, e marcou a entrega simbólica de uma bicicleta doada pela Federação Paranaense de Ciclismo à aluna do Colégio Estadual Dona Carlota, Eduarda Kotoski de Lima. Outras serão retiradas posteriormente pelos demais alunos da rede pública sorteados.
Valorização – O deputado Schiavinato, que abriu e presidiu a solenidade, notou que este é um momento importante para todos aqueles que se empenham na valorização e no estímulo a esse tipo de transporte. Citando a iniciativa pioneira do programa “Tô Pedalando”, instalado em Toledo e prestes a ser retomado com o apoio de uma rede francesa de desenvolvimento, e a construção da ciclovia na Avenida Brasil, em Cascavel, observou que além da preservação do meio ambiente, a bicicleta colabora para melhorar a saúde de seus usuários, merecendo, por suas inúmeras vantagens, a atenção dos governos e a criação de linhas de crédito para o desenvolvimento de sua utilização.
Foi na mesma linha o presidente da Federação Paranaense de Ciclismo. Beloto defendeu o avanço do programa em seus quatro eixos: cidadania (por meio da educação), infraestrutura (implantação de ciclovias, vale bike, etc...), o ciclismo esportivo e o cicloturismo, nos moldes do que já vem sendo feito no vizinho estado de Santa Catarina, e anunciou o levantamento de um grande diagnóstico da situação no Paraná, de forma a garantir subsídios concretos para o planejamento de ações futuras.
O secretário do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, avaliou o estímulo à ciclomobilidade dentro da questão ambiental, com a abertura de parcerias e buscando o comprometimento das Prefeituras com a ideias. Disse que a pasta estuda sua descentralização e de seus coligados visando maior efetividade de atuação e deteve-se na recuperação do Rio Iguaçu: “Acredito muito na educação ambiental para alcançar esses objetivos”, afirmou.
Ao fim dos pronunciamentos coube ao secretário dar posse aos integrantes titulares e suplentes do CONCICLO. Também participaram da solenidade a coordenadora de Educação Ambiental e do Programa Ciclo Paraná, Daniela Janaina Miranda; o diretor-geral da Universidade Tecnológico Federal do Paraná/campus Curitiba, Cezar Augusto Romano; o técnico pedagógico do Departamento de Educação Básica da SEED, Aluizio da Rosa; e Paulo Correia, do Instituto Sou Cidadão.