Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Curso orienta servidores sobre uso da inteligência artificial no planejamento de contratações públicas

Iniciativa conjunta da Escola do Legislativo e Escola de Gestão busca modernizar a administração pública e garantir mais eficiência e transparência nos processos.

Primeiro dia de curso ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa, ao longo desta quinta-feira (7).
Primeiro dia de curso ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa, ao longo desta quinta-feira (7). Créditos: Orlando Kissner/Alep

Focado na inovação e na modernização da gestão pública, começou nesta quinta-feira (07), no Plenário da Casa de Leis, o curso “Inteligência Artificial nos Instrumentos de Planejamento de Contratações”. Promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, o curso visa capacitar servidores públicos estaduais e municipais, proporcionando conhecimento, compreensão e aplicação prática, observando as melhores práticas de governança e gestão. “O objetivo é oferecer aos servidores ferramentas cada vez mais modernas que ampliem a agilidade, a competência e a eficiência na administração pública. Temos um corpo de servidores muito dedicado, e é essencial garantir que eles tenham acesso a instrumentos que contribuam para o bom funcionamento do Estado, com mais transparência e eficiência”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso.

Para ele, a realização de cursos em parceria reflete uma preocupação constante com a qualificação dos servidores estaduais e também permite otimizar recursos. “Quando conseguimos desenvolver atividades conjuntas, o mesmo investimento que seria utilizado apenas para capacitar servidores do Executivo também alcança os servidores do Legislativo. Esse espírito de economia é o que permite que continuemos devolvendo mais recursos ao governo do Estado, que podem ser aplicados em políticas públicas”, explicou.

Na mesma linha, a diretora da Escola de Gestão do Governo, Aline Albano Justus, acredita que a parceria vem se consolidando como um importante instrumento de qualificação de servidores públicos, além de permitir levar capacitações também aos municípios. “A gente tem buscado fortalecer essa ligação justamente porque a Assembleia tem um papel importante nesse acesso às administrações municipais. E isso tem dado um belo resultado, especialmente por meio das edições das Assembleias Itinerantes”, disse.

Ela destacou ainda que o curso marca uma inovação em relação às formações já oferecidas sobre a nova Lei de Licitações, tema abordado desde 2022 pela Escola de Gestão do Governo. “O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o que é permitido ou não dentro da legislação vigente. É uma tecnologia em alta, que já está acessível aos servidores, mas muitos ainda não sabem como utilizá-la corretamente nesse contexto”, explicou.

Tecnologia inevitável

De acordo com o secretário estadual da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, a capacitação de servidores públicos para o uso adequado da inteligência artificial (IA) na administração pública tem sido uma prioridade no Paraná. “Sabemos que tanto servidores quanto a população em geral já fazem uso dessas ferramentas, mas, quando se trata da gestão pública, qualquer erro em uma compra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pode gerar sérias consequências ao gestor e ao ordenador de despesa. Por isso, é fundamental o uso correto da inteligência artificial”, explicou.

Segundo ele, a aplicação da tecnologia pode otimizar o trabalho dos servidores, trazendo mais agilidade e segurança jurídica nos processos licitatórios. “A proposta é capacitar não apenas servidores estaduais, mas também profissionais de prefeituras, autarquias e demais órgãos públicos, fortalecendo a gestão e a transparência nos processos administrativos com o apoio de ferramentas tecnológicas”, disse.

O curso será ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Sérgio Tadeu Neiva Carvalho. “A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta tecnológica poderosa e inevitável, que já está presente no cotidiano das pessoas. Hoje em dia, quando saímos de casa sem o celular, parece que estamos sem roupa. A inteligência artificial caminha para esse mesmo nível de presença. Ela já está inserida no nosso dia a dia, quando usamos um GPS, por exemplo, ou somos atendidos por um chatbot de operadora. Ainda que de forma tímida, ela já começa a ser incorporada também na administração pública”, explicou o auditor. Ele também comparou a incorporação da IA ao surgimento dos computadores nas repartições públicas e destacou que é um caminho sem volta. “Nada é tão forte quanto uma ideia cujo tempo chegou. E o tempo da inteligência artificial chegou”, afirmou.

O curso, de acordo com ele, é justamente para preparar os servidores para essa nova realidade, mostrando os benefícios e cuidados necessários para uma adoção segura, especialmente nas áreas de compras públicas e licitações. “Nas contratações públicas, a regra é a transparência. Estamos lidando com recursos públicos, então a preocupação com dados sensíveis, nesse contexto, é menor. A transparência e a accountability são princípios fundamentais”, explicou, ao destacar que alguns órgãos públicos, especialmente os de controle, já estão desenvolvendo suas próprias inteligências artificiais. “É uma corrida entre as organizações governamentais. Órgãos com recursos e pessoal técnico qualificado já estão na frente, criando soluções personalizadas para suas necessidades”, pontuou.

Programação

A programação, que segue nesta sexta-feira (08), conta com um panorama do histórico da Inteligência Artificial; os princípios éticos envolvidos no uso da IA; e um módulo sobre técnicas de elaboração de Prompts Generativos, que ensina como formular comandos e perguntas eficazes para ferramentas de IA generativa, otimizando a obtenção de respostas e soluções personalizadas. A parte prática do curso inclui a elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e de Termos de Referência (TR) com o apoio da IA, além de atividades de pesquisa de preços utilizando ferramentas inteligentes. A implementação de governança e a gestão de riscos com o auxílio da Inteligência Artificial também fazem parte da programação.

Também participaram da abertura do curso a subprocuradora-geral do Estado, Lucia Helena Cachoeira; o diretor de Contratações da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), Vinicius de Oliveira Martins; o diretor da Diretoria de Assistência Técnica (DAT), Gudrian Lima; a diretora-geral da Seap, Maria Carmen Albanski; o diretor-geral da Seti, Jamil Abdanur Júnior; a diretora-geral da Seju, Louise da Costa e Silva Garnica; o procurador da PGE, Daniel de Matos Martins; entre demais participantes.

Serviço:

Curso “Inteligência Artificial nos Instrumentos de Planejamento de Contratações”

Dias: 08 de agosto

A partir das 9 horas

Local: Plenário da Assembleia

Informações: www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação