NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputada Cida Borghetti (pp)
15h53
por André Marassi / 41 3350-4071
3 min de leitura
250 visualizações
Representando o prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), a deputada Cida Borghetti (PP) participou na manhã desta quarta-feira (10), em Curitiba, de uma solenidade em que foram assinados dois importantes convênios para liberação de obras em vários municípios do Paraná. Um contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Sanepar prevê a liberação de R$ 207 milhões para a execução de obras de saneamento, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São 43 novas operações de financiamento, beneficiando 29 municípios, que vão gerar 5.200 empregos diretos e 26 mil indiretos. "Com os novos contratos, os investimentos em esgoto vão atender, no final de 2010, quase 5,5 milhões de paranaenses fazendo com que os índices de atendimento com coleta e tratamento de esgoto saltem de 43% para 65% da população e, em cidades com mais de 50 mil habitantes, vai superar os 80%", disse o presidente da Sanepar Stênio Jacob. Dos 29 municípios beneficiados com obras de implantação ou ampliação do sistema de esgoto sanitário, fazem parte da base de apoio da deputada Cida Borghetti (PP): Maringá, R$ 2.249.728,00; Paranavaí, R$ 1.329.756,00 e Cianorte, R$ 1.973.010,00. O prefeito Nelson Tureck, de Campo Mourão, agradeceu os recursos, em nome de todos os prefeitos beneficiados, e salientou que as obras representam mais saúde, menos mortalidade infantil e maior qualidade de vida para a população. O governador Roberto Requião (PMDB) fez um elogio a deputada Cida Borghetti (PP) ao explicar por que não havia nenhum prefeito compondo a Mesa durante a solenidade. "A Cida está compondo a Mesa como representante do prefeito de Maringá, Sílvio Barros (PP), e não como deputada, até porque ela é muito mais bonita e interessante do que a "prefeitada" que está aí presente", disse Requião em tom de brincadeira. HABITAÇÃO Outro convênio que foi assinado na manhã desta quarta-feira (10), entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Caixa Econômica Federal, disponibiliza R$ 10,5 milhões para investimentos em reformas de casas rurais com construção de instalações hidráulicas e de esgoto, entre outras melhorias. O Superintendente da Caixa Econômica Federal, Jorge Kalache Filho, ressaltou que o dinheiro chega ao Paraná graças a remanejamentos de recursos, usando projetos que o Estado tinha sob análise no banco. "Esse dinheiro destinava-se à habitação rural, mas estava perdido no orçamento porque outros estados não conseguiram aplicá-lo", explicou o superintendente da Caixa.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais