Deputada Cida Borghetti (pp)

21/11/2008 09h19 | por Assessoria de Imprensa / André Marassi / 41 3350-4071
Em 1988, aos 29 anos de idade e com apenas 1% nas pesquisas eleitorais, o jovem maringaense Ricardo Barros decide entrar na disputa pela prefeitura de Maringá, cresce nas pesquisas e se torna prefeito. De lá para cá 20 anos se passaram, Ricardo Barros foi quatro vezes eleito deputado federal, tornou-se vice-líder do governo na Câmara Federal, presidente do Partido Progressista no Paraná e agora planeja candidatar-se ao Senado da República em 2010. Esta trajetória de sucesso de uma das lideranças políticas mais expressivas do Paraná foi festejada na última segunda-feira (17), em Curitiba, no Graciosa Country Club, com um jantar que reuniu nomes importantes da política paranaense e nacional. Teve a presença do ministro do trabalho Carlos Lupi, do senador Osmar Dias (PDT), do prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), além de deputados estaduais, juízes, desembargadores, empresários, jornalistas, familiares e amigos do deputado. A festa teve início com a apresentação de um vídeo contando a trajetória de Ricardo Barros. Desde os primeiros passos, quando ainda era garoto e seu pai, Sílvio Barros, era prefeito de Maringá, até a campanha eleitoral de 2008, quando seu irmão Sílvio Barros II foi reconduzido ao cargo de prefeito, ainda no primeiro turno. O vídeo descreve Ricardo Barros como um apaixonado pela política e por campanhas eleitorais. Informação que foi confirmada pela esposa de Ricardo, a deputada estadual Cida Borghetti (PP) logo após o término do vídeo e o início dos discursos. "O Ricardo é um predestinado. Acorda todos os dias muito cedo não importa a hora que vai dormir mas acorda feliz, porque sai de casa para fazer o que gosta, servir a nossa gente", disse a deputada. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justos (DEM), se disse honrado em falar em nome dos mais de 30 deputados estaduais presentes no evento. "Esse é um bom momento onde você (Ricardo Barros) reúne um grupo de amigos que independente da coloração partidária, todos vieram aqui te dar um abraço fraternal torcendo para que você continue brilhando nessa caminhada vitoriosa", disse o presidente Nelson Justus (DEM). Maria Victória, filha única do casal Ricardo e Cida, também discursou e disse que apesar da distância que a política impõe à família, segundo ela, seu pai sempre foi muito presente. "Apesar de todas essas funções que ele (Ricardo Barros) tem de vice-presidente da Fiep, presidente do partido (PP), ele é nota dez em tudo. Eu (Maria Victória) me espelho muito nele e um dia ainda chegarei lá", disse Maria Victória, dando a entender que o clã Borghetti/Barros terá ainda mais um nome na política. O senador Osmar Dias destacou algumas qualidades do homenageado, lembrando da primeira campanha política que Ricardo Barros participou. "Em 88, acho que o Ricardo não se lembra, mas nós nos encontramos no aeroporto e ele disse: "Eu sou candidato a prefeito e vou ganhar as eleições". A campanha já estava correndo, os outros candidatos com índices altos e aí o Ricardo Barros mostrou uma de suas virtudes, a persistência. A persistência é que fez o Ricardo ganhar as eleições e fazer aquilo que o seu pai já tinha feito. Foi um grande prefeito para a nossa querida cidade de Maringá", disse Osmar Dias. Em seu discurso, o prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) disse que a educação recebida dos pais, Sílvio e Bárbara, foram determinantes no sucesso da trajetória política "Eu tenho no Ricardo um grande amigo, um exemplo de homem público por todas as virtudes que tem. É um dos políticos mais determinados que eu conheço. É trabalhador, tem ações transparentes e a lealdade. Enfim, tem uma série de virtudes que são fundamentais para um bom homem público aliadas a sensibilidade. Porque um homem público tem que ter sensibilidade para traduzir em ações administrativas ou legislativas os legítimos interesses da nossa gente. Foi prefeito muito novo, e foi um dos grandes prefeitos de Maringá. É um líder hoje no Congresso Nacional, enfim, eu tenho alegria de pertencer ao mesmo grupo político do Ricardo Barros", disse Beto Richa (PSDB). O último a falar antes de Barros, foi o ministro do trabalho Carlos Luppi que brincou dizendo que a família Barros é uma "fábrica de votos". O ministro se disse "honrado em estar no Paraná e poder cumprimentar o deputado". Encerrando os discursos, o deputado federal Ricardo Barros (PP) agradeceu a presença dos amigos, às homenagens e confirmou sua paixão pela política e por campanhas eleitorais. Foi servido o jantar e, em seguida, o músico Renato Borghetti e sua banda se apresentaram. Primo da deputada Cida Borghetti, o "Borghetinho" como o músico é conhecido, já foi eleito entre os cinco melhores do mundo. Sua especialidade é a Gaita Ponto.