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Deputado Edson Strapasson (pmdb)

Para evitar acidentes na praça de pedágio instalada no fim da Serra do Mar, parlamentar defende a implantação de área de escape para caminhões que apresentem problemas no sistema de freiosO deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) protocolou nesta quarta-feira (18) dois ofícios solicitando que seja construída junto à praça de pedágio em Garuva (SC), na divisa com o Paraná, uma área de escape com rampa de amortecimento e caixa de brita. Os documentos foram encaminhados à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também para empresa Obrascon Huarte Lain Brasil S.A (OHL Brasil), responsável pela manutenção da BR-376 e da BR-101 entre o Paraná e Santa Catarina.A sugestão do parlamentar, que é engenheiro civil, visa evitar os riscos de acidentes envolvendo caminhões e outros veículos na praça de pedágio implantada pela OHL. A rodovia registra tráfego intenso de caminhões e como a praça de pedágio foi construída em uma curva, logo após o fim da Serra do Mar, muitos usuários da rodovia, inclusive os caminhoneiros, estão apreensivos com as possibilidades de acidentes que podem se originar por falhas e aquecimento no sistema de freios dos caminhões. “É uma preocupação de muitos usuários que passam por este trecho da rodovia. Recebemos varias reivindicações de motoristas de caminhão e também de carros de passeio. Nós, como representantes do cidadão, estamos pedindo providências e sugerindo uma ação, que é a construção de uma área de escape, para evitar que algum caminhão com aquecimento no sistema de freios avance sobre os veículos que estejam parados na praça de pedágio”, explicou.O jornal Gazeta do Povo divulgou no mês de janeiro uma matéria sobre a análise de risco da praça de pedágio em Garuva. Segundo o estudo, a proximidade do pedágio com a Serra do Mar poderá aumentar o risco de acidentes, uma vez que os caminhões poderão ter dificuldades de frenagem. “Um laudo divulgado aponta o risco de acidentes. Por outro lado, a concessionária afirma que o usuário estará seguro. Então porque correr esse risco se é possível resolver o impasse com a construção de uma área de escape. É um investimento pequeno, mas importante, que pode garantir tranqüilidade à todos os usuários”, defendeu Strapasson.
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